Conceitos e valores na tomada de decisão de estudantes sobre o uso de substâncias psicoativas
Resumen
O trabalho ora apresentado é fruto da dissertação de mestrado, que teve como objetivo avaliar como o Ensino de Química poderia contribuir para a incorporação de conceitos científicos nas explicações de estudantes do ensino médio ao terem que decidir sobre o uso de substâncias psicoativas. Verificamos que os estudantes incorporaram termos científicos ao seu vocabulário, que aprenderam conceitos científicos e que houve alterações nos seus valores acerca dos medicamentos, do uso de drogas e da dependência química. Os resultados evidenciaram que o ensino de química, ao assegurar condições para o desenvolvimento de conceitos científicos através atividades intencionais e planejadas, é capaz de contribuir para o desenvolvimento das funções psíquicas específicas dos seres humanos. Tal fato possibilitou aos estudantes o discernimento e a tomada de decisões cientificamente justificada acerca do uso de substâncias psicoativas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
