Conceitos e valores na tomada de decisão de estudantes sobre o uso de substâncias psicoativas

Autores

  • Isadora Melo Gonzalez Faculdade de Educação da Bahia/ Universidade Federal da Bahia.
  • José Luis de Paula Barros Silva Instituto de Química/ Universidade Federal da Bahia.

Resumo

O trabalho ora apresentado é fruto da dissertação de mestrado, que teve como objetivo avaliar como o Ensino de Química poderia contribuir para a incorporação de conceitos científicos nas explicações de estudantes do ensino médio ao terem que decidir sobre o uso de substâncias psicoativas. Verificamos que os estudantes incorporaram termos científicos ao seu vocabulário, que aprenderam conceitos científicos e que houve alterações nos seus valores acerca dos medicamentos, do uso de drogas e da dependência química. Os resultados evidenciaram que o ensino de química, ao assegurar condições para o desenvolvimento de conceitos científicos através atividades intencionais e planejadas, é capaz de contribuir para o desenvolvimento das funções psíquicas específicas dos seres humanos. Tal fato possibilitou aos estudantes o discernimento e a tomada de decisões cientificamente justificada acerca do uso de substâncias psicoativas.

Biografia do Autor

Isadora Melo Gonzalez, Faculdade de Educação da Bahia/ Universidade Federal da Bahia.

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade
Federal da Bahia (1997), graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal da Bahia (2008) e graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas Olga Mettig (2006). Atuou como professora licenciada em química por 13 anos no Colégio Estadual Odorico Tavares da rede pública de ensino da Bahia. É Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA (2011). Iniciou o doutorado no mesmo programa de graduação, com a investigação centrada na aquisição da Linguagem Química no Ensino Médio. Atualmente é professora assistente DE da Faculdade de Educação da UFBa.

José Luis de Paula Barros Silva, Instituto de Química/ Universidade Federal da Bahia.

É professor associado da Universidade Federal da Bahia. Graduou-se em Química (1973), fez mestrado em Física (1999) e doutorado em Química (2004) pela mesma Universidade.

Downloads

Publicado

2012-05-01

Edição

Seção

Artigos