Uma aproximação socioepistemológica para a modelagem matemática

Autores

  • Lourdes Maria Werle de Almeida Universidade Estadual de Londrina
  • Elaine Cristina Ferruzzi Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Palavras-chave:

Educação matemática, Modelagem matemática, Socioepistemologia

Resumo

Neste trabalho enunciamos uma aproximação socioepistemológica para a Modelagem Matemática como alternativa pedagógica. Com esta finalidade, inicialmente apresentamos um breve esboço sobre socioepistemologia. Na sequência fazemos uma caracterização da Modelagem Matemática sob este arcabouço teórico e apresentamos uma argumentação que coloca a aula com atividades de Modelagem Matemática como um espaço que envolve uma vertente investigativa, que remete a uma dimensão epistemológica, e um conjunto de
práticas sociais que envolvem o aspecto relacional e comunicativo. Finalmente apresentamos a análise de uma atividade de modelagem desenvolvida por alunos de um curso de Licenciatura em Matemática e explicitamos aspectos que sinalizam a possibilidade de trazer para aulas de matemática mediadas por atividades de modelagem esta perspectiva socioepistemológica.

Biografia do Autor

Lourdes Maria Werle de Almeida, Universidade Estadual de Londrina

Professora da Universidade Estadual de Londrina desde
1985, estando atualmente na categoria de professor associado. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, ensino de matemática, ensino de cálculo. Foi coordenadora do
programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - Mestrado e Doutorado da UEL de março de 2005 até junho de 2007. Atualmente é vice-coordenadora do referido programa. Como membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, compõe
também a Comissão Editorial da SBEM Paraná.

Elaine Cristina Ferruzzi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná., onde, além das atividades docentes foi coordenadora do I e II Curso de especialização em Instrumentalização para o ensino de Matemática. Tem experiência na área deMatemática, com ênfase em Modelagem Matemática, atuando principalmente nos
seguintes temas: modelagem matemática, educação matemática, investigação matemática e Matemática para graduação. Atualmente é Coordenadora da I Turma do Programa Especial de Formação pedagógica da UTFPR, campus Londrina.

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Publicado

2009-07-01