Dificuldades dos Alunos na Aprendizagem de Equações Diferenciais Ordinárias

Autores

  • Maria Madalena Dullius UNIVATES
  • Eliane Angela Veit Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ives Solano Araujo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Apresentamos neste artigo os resultados de uma investigação sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de equações diferenciais ordinárias. Para isso realizamos uma revisão na literatura, entrevistamos professores experientes no ensino de equações diferenciais e acompanhamos uma turma de alunos que estavam frequentando a disciplina de equações diferenciais no curso de Licenciatura em Ciências Exatas. Os resultados mostram o quanto seria importante os professores mudarem seus métodos de ensino, considerando, por exemplo, a possibilidade de aproveitar os avanços tecnológicos. 

Biografia do Autor

Maria Madalena Dullius, UNIVATES

possui Licenciatura Curta em Ciências pela Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (1991), Licenciatura Plena em Matemática pela Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (1993), Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Burgos/Espanha (2009). Atualmente é professora Titular do Centro Universitário UNIVATES e coordena o Mestrado Acadêmico em Ensino. Atua como docente no Curso de Licenciatura em Ciências Exatas e em cursos de Engenharia com disciplinas de Cálculo, Equações Diferenciais e Métodos Numéricos. Integra o quadro de docentes permanentes do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas da Univates. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada e Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Uso de Recursos Computacionais no Ensino da Matemática, Resolução de Problemas e Formação de Professores. 

Eliane Angela Veit, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

possui graduação em Licenciatura em Física pela UFRGS (1975), mestrado em Física pela UFRGS (1979), doutorado em Ciências pela UFRGS (1981) e pós-doutorado em Física em TRIUMF, Canadá (1982-1984). É professora da UFRGS desde 1979, sendo atualmente professora associada. Atuou em Física teórica, particularmente, em Reações Nucleares e Espalhamento, até o ano de 2000, quando integrou-se ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Física da UFRGS. Participa de projetos do Centro de Referência para o Ensino de Física (CREF) desde a sua criação, em 2000. Participou da criação do PPG Ensino de Física, em 2002, e desde então ministra disciplinas relacionadas ao uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino de Física e orienta alunos dos mestrados profissional, acadêmico e doutorado. Atuou no Curso de Especialização em Física para a Educação Básica na modalidade EAD oferecido pela UFRGS, no âmbito da UAB (06/2009-12/2010). Modelagem computacional em Ensino de Física é o tema central de sua pesquisa. 

Ives Solano Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Física (FURG - 2000), Mestrado em Física na área de concentração Ensino de Física (UFRGS - 2002) e Doutorado em Física também voltado ao Ensino de Física (UFRGS 2005). Realizou um estágio pós-doutoral na Universidade de Harvard (EUA, 2009-2010). Atualmente é Professor Adjunto do Dept. de Física - UFRGS e editor adjunto da revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI). Realiza pesquisas em Ensino de Física e ministra disciplinas associadas aos seguintes temas: Física Geral, modelagem computacional aplicada ao ensino, tecnologias computacionais, métodos interativos de ensino, teorias de aprendizagem, epistemologia da Física e ensino de Ciências. 

Downloads

Edição

Seção

Artigos