A Ação Didática Como Ativadora do Pensamento Metacognitivo: a análise de um episódio fictício no ensino de física
Resumo
O presente texto refere-se a uma pesquisa de natureza teórico-reflexiva referente à importância da evocação do pensamento metacognitivo na aprendizagem em Física. O objetivo é descrever e analisar uma situação fictícia de sala de aula, a qual permitirá identificar momentos em que o professor pode fomentar o uso do pensamento metacognitivo de forma explícita nas aulas de Física. Como resultado, destaca-se a importância de que o professor organize suas ações didáticas de modo metacognitivo e que, ao desenvolvê-las em sala de aula, aja de maneira a permitir que os estudantes evoquem essa forma de pensamento. Além disso, o texto discute como a ação do professor poderá contribuir para provocar sentimentos que favorecem a aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
