Investigação temática no contexto do ensino de ciências: relações entre a Abordagem Temática Freireana e a práxis curricular via tema gerador

Autores

  • Polliane Santos de Souza Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Ana Paula Solino Bastos Universidade de São Paulo
  • Priscila Silva de Figueiredo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Simoni Tormöhlen Gehlen Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo

Investiga-se o processo de elaboração da temática “Consumo de Água na comunidade do Banco da Vitória”, tendo como referência relações teóricas estabelecidas por Torres (2010) entre as etapas da Abordagem Temática Freireana (DELIZOICOV, ANGOTTI e PERNAMBUCO, 2002) e da Práxis Curricular via Tema Gerador(SILVA, 2004). O estudo foi desenvolvido em uma escola pública de Ilhéus/BA, com uma equipe de três professores de Ciências em parceria com um grupo de estudos da Universidade Estadual de Santa Cruz. As reuniões foram gravadas em áudio e registradas em diários, sendo analisadas pela Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2007). Dentre os resultados, destacam-se as categorias: a) Aproximações iniciais com a comunidade local e escolar; b) Apresentação de possíveis situações-limites para a comunidade local; c) Legitimação da hipótese e d) Organização da programação curricular. Salienta-se que as discussões teóricas em torno do processo de investigação temática freireana não devem ser vistas como orientações estanques, mas sim, como um processo dinâmico que pode sofrer alterações, a depender do contexto e dos sujeitos envolvidos. 

Biografia do Autor

Polliane Santos de Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (2013), Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC e bolsista FAPESB. Tem como principal tema de pesquisa o Ensino de Ciências/Física e a Abordagem Temática Freireana. 

Ana Paula Solino Bastos, Universidade de São Paulo

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2011) e mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2013), Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Pesquisa na área de Educação Científica, em especial nos seguintes temas: Ciências/Física nos Anos Iniciais, Abordagem Temática Freireana e Ensino de Ciências por Investigação. 

Priscila Silva de Figueiredo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB (2010), Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2013). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais (DEBI) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e integrante do Grupo Colaborativo de Pesquisa em Ensino de Ciências (GCPEC - UEFS) e do grupo Colaboração em Pesquisa e Prática em Educação Científica (CoPPEC - UFBA). Tem pesquisado sobre questões que envolvem o multiculturalismo escolar, interações discursivas em sala de aula e ensino de evolução biológica. 

Simoni Tormöhlen Gehlen, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (2006) e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2009). Atualmente é professora do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC e do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências desta universidade. É professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências/Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Práticas Freireanas no Ensino de Ciências, aproximações entre as ideias de Lev S. Vygotsky e Paulo Freire, Situação de Estudo, Abordagem Temática Freireana. 

Downloads

Publicado

2014-11-10

Edição

Seção

Artigos