Investigação temática no contexto do ensino de ciências: relações entre a Abordagem Temática Freireana e a práxis curricular via tema gerador
Resumo
Investiga-se o processo de elaboração da temática “Consumo de Água na comunidade do Banco da Vitória”, tendo como referência relações teóricas estabelecidas por Torres (2010) entre as etapas da Abordagem Temática Freireana (DELIZOICOV, ANGOTTI e PERNAMBUCO, 2002) e da Práxis Curricular via Tema Gerador(SILVA, 2004). O estudo foi desenvolvido em uma escola pública de Ilhéus/BA, com uma equipe de três professores de Ciências em parceria com um grupo de estudos da Universidade Estadual de Santa Cruz. As reuniões foram gravadas em áudio e registradas em diários, sendo analisadas pela Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2007). Dentre os resultados, destacam-se as categorias: a) Aproximações iniciais com a comunidade local e escolar; b) Apresentação de possíveis situações-limites para a comunidade local; c) Legitimação da hipótese e d) Organização da programação curricular. Salienta-se que as discussões teóricas em torno do processo de investigação temática freireana não devem ser vistas como orientações estanques, mas sim, como um processo dinâmico que pode sofrer alterações, a depender do contexto e dos sujeitos envolvidos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
