Diálogos entre imagem, sujeito pescador artesanal, sujeito pesquisador em etnomatemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n2p107Resumo
Este artigo tem como propósito articular o uso de imagens, como sendo um dispositivo, para potencializar o pensamento quando se realiza o ato de pesquisar. Em um primeiro momento, situamos as principais contribuições teóricas filosóficas de Wittgenstein e Foucault. Estaremos no apoiando nas noções wittgensteinianas de forma de vida, jogos de linguagem, regras de significações, semelhanças de família e nas noções foucaultianas de poder-saber. Em seguida, realizamos a prática de olhar inspiradas pelas obras de Rodrigo Dias Pereira para então tecermos alguns entendimentos envolvendo a imagem como potência problematizadora para a pesquisa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY