A utilização de uma história em quadrinhos como estratégia de ensino sobre o uso racional de medicamentos

Autores

  • Anderson Domingues Corrêa Instituto Federal do Rio de Janeiro
  • Giselle Rôças Instituto Federal do Rio de Janeiro
  • Renato Matos Lopes Instituto Oswaldo Cruz
  • Luiz Anastácio Alves Instituto Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p83

Resumo

Este trabalho apresenta a criação e a avaliação de uma história em quadrinhos e um texto paradidático como recurso educacional para ensino sobre os riscos da automedicação. Foi utilizado como exemplo um paciente acometido por um quadro de intoxicação alimentar. O estudo foi realizado com 52 estudantes do Ensino Médio, por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas. A metodologia de análise foi qualitativa. Os resultados apontaram que a história em quadrinhos motivou os participantes do estudo e despertou-lhes grande interesse, em aprender sobre outros assuntos ligados a medicamentos e enfermidades. Os dados obtidos indicaram que a História em Quadrinhos e o texto paradidático contribuíram para o aprendizado dos estudantes sobre os riscos da automedicação e intoxicação alimentar.

Biografia do Autor

Anderson Domingues Corrêa, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências - PROPEC - do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Pesquisador do Laboratório de Materiais Lúdicos para o Ensino de Ciências (LAMLEC-IFRJ).

Giselle Rôças, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências - PROPEC - do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Renato Matos Lopes, Instituto Oswaldo Cruz

Pesquisador em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, onde desenvolve atividades de docência e pesquisas no Ensino em Biociências e Saúde no Laboratório de Comunicação Celular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC).

Luiz Anastácio Alves, Instituto Oswaldo Cruz

Docente do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Biociências e Saúde Lato Sensu e Stricto Sensu do Instituto Oswaldo Cruz. Pesquisador do Laboratório de Comunicação Celular do Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ.

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Publicado

2016-05-25

Edição

Seção

Artigos