Processos de problematização em aulas de física: uma análise sobre estágios curriculares

Autores

  • Cleber de Souza Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Santa Inês
  • Maria Cristina Martins Penido Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p315

Resumo

A prática pedagógica dos futuros professores de Física continua sendo alvo relevante de pesquisas em educação científica. Nesse trabalho, analisamos os processos de problematização desenvolvidos por licenciandos de uma universidade brasileira durante os estágios curriculares de regência. A problematização é entendida como processo dialógico de desafio à leitura de mundo dos educandos. A partir de reflexões teóricas, destacamos três dimensões dos processos de problematização. A investigação foi desenvolvida na perspectiva qualitativa e utilizando gravações em vídeo das aulas de estágio de regência. Nos resultados da pesquisa, identificamos elementos na prática de ensino dos licenciandos que são próximos apenas da dimensão de Problematização do Conhecimento da Física. Esse fato evidencia a necessidade formativa quanto à capacidade de criar alternativas para as abordagens do conhecimento primeiro dos estudantes e para aplicação do conhecimento novo numa perspectiva problematizadora.

Biografia do Autor

Cleber de Souza Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Santa Inês

Possui graduação em Lic. em Física (noturno) pela Universidade Federal da Bahia (2010) e mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2014). Atualmente é professor de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: problematização, formação de professores de física e ensino de ciências.

Maria Cristina Martins Penido, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Física pela Universidade Federal da Bahia (1975), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é Professora Associado IV da Universidade Federal da Bahia. Coordena o PIBID-Física-UFBA desde 2009. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos de Física, Formação de Professores, Divulgação Científica, Atividades Experimentais no Ensino da Física.

Downloads

Publicado

2016-05-25

Edição

Seção

Artigos