Democratização em processos decisórios sobre CT: o papel do técnico
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n1p225Resumo
Encaminhamentos, principalmente educacionais, do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) têm defendido a superação do modelo de decisões tecnocrático em temas sociais envolvendo Ciência-Tecnologia (CT). Contudo, ao incluir mais atores nos processos de tomada de decisões em temas envolvendo CT, em detrimento do modelo puramente tecnocrático, qual seria o papel dos técnicos? Para o enfrentamento dessa questão realizou-se uma articulação envolvendo a tríade: atuação de profissionais/especialistas, conhecimento técnico como um todo e processos formativos dos técnicos/tecnólogos. Neste trabalho, são realizadas considerações sobre a suposta neutralidade de CT, um dos pilares de modelos decisórios tecnocráticos, bem como são apresentadas e discutidas possíveis respostas obtidas para o problema de pesquisa, expressas em termos de papeis atribuídos aos técnicos em processos decisórios. Estes foram sintetizados em seis categorias: 1) Conhecimento Científico: condição necessária e suficiente, 2) Fornecer Informações Relevantes, 3) Fornecer Informações Relevantes e Avaliar Impactos de CT, 4) Reorientar a Agenda de Pesquisa em CT, 5) Viabilizar a Adequação Sociotécnica e 6) Buscar Soluções Junto com a Comunidade. Os principais aportes teóricos foram Paulo Freire e referenciais do movimento CTS com especial atenção ao Pensamento Latino-Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade (PLACTS).Referências
AIKENHEAD, G. Educación Ciencia-Tecnología-Sociedad (CTS): una buena idea como quiera que se le llame. Educación Química, v. 16, n. 2, p. 304-15, 2005.
AULER, D.; DELIZOICOV, D. Investigação de temas CTS no contexto do pensamento latino-americano. Linhas Críticas, v. 21, n. 45, p. 275-296, 2015.
AULER, D. Cuidado! Um cavalo viciado tende a voltar para o mesmo lugar. Curitiba - PR: Appris, 2018.
AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino, v. 1, n. Especial, p. 01-20, 2007.
AULER, D. Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no Contexto da Formação de Professores de Ciências. 2002. Tese (Doutorado em Educação), Centro de Educaçao, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis – SC, 2002.
AULER, D. Novos Caminhos para a Educação CTS: ampliando a participação. In: SANTOS, W. L. P.; AULER, D. (Orgs.). CTS e Educação Científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília: Editora UnB, 2011. p. 73-97.
CALLON M., LASCOUMES P., BARTHES Y. Agir dans un monde incertain: essai sur la démocratie technique. Paris: Seuil, 2001.
CARSON, R. Primavera Silenciosa. São Paulo – SP: Melhoramentos, 2007.
CEREZO, J. A. L. Ciencia, Tecnología y Sociedad: el estado de la cuestión en Europa y Estados Unidos. Iberoamericana de Educación, n. 18, p. 41-68, 1998.
DAGNINO, R.; NOVAES, H. T. O Papel do Engenheiro na Sociedade. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 8, n. 6, p. 95-112, 2008.
DAGNINO, R. P. Neutralidade da ciência e determinismo tecnológico: um debate sobre a tecnociência. Campinas – SP: Unicamp, 2008.
DAGNINO, R. P. Uma Estória sobre Ciência e Tecnologia, ou Começando pela Extensão Universitária... In: DAGNINO, R. P. (Org.). Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia e Política de Ciência e Tecnologia: abordagens alternativas para uma nova América Latina. Campina Grande – PB: EDUEPB, 2010.
DAGNINO, R. P.; THOMAS, H. La Política Científica y Tecnológica en América Latina: nuevos escenarios y el papel de la comunidad de investigación. Redes, Quilmes – ARG, v. 6, n. 13, p. 49-74, 1999.
DELIZOICOV, D. Conhecimento, Tensões e Transições. 1991. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo – SP, 1991.
DELIZOICOV, D. La Educación en Ciencias y la Perspectiva de Paulo Freire. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis – SC, v. 1, n. 2, p. 37-62, 2008.
DELIZOICOV, D.; AULER, D. Ciência, Tecnologia e Formação Social do Espaço: questões sobre a não-neutralidade. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis – SC, v. 4, n. 2, p. 247-73, 2011.
DIAS, R. B.; NOVAES, H. T. Contribuições da economia da inovação para a reflexão acerca da Tecnologia Social. In: DAGNINO, Renato Peixoto. Tecnologia social: ferramenta para construir outra sociedade. 2ª Ed. Campinas – SP: Komedi, 2010.
DIAS, R. B. Um Tributo ao Pensamento Latino-Americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PLACTS). Revista Espaço Acadêmico, Maringá – PR, n. 90, p. 1-6, 2008.
FENSHAM, P. J. Time to Change Drivers for Scientific Literacy. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, Toronto – CAN, v. 2, n. 1, p. 9-24, 2002.
FREIRE, P. Educação e Mudança. Rio de Janeiro – RJ: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro – RJ: Paz e Terra, 1977.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro – RJ: Paz e Terra, 2005.
GARCÍA, M. I. G.; CEREZO, J. A. L.; LÓPEZ, J. L. L. Ciencia, Tecnología Y Sociedad. Una Introducción al estudio Social de la Ciencia y la tecnología. Madrid – ESP: Tecnos, 1996.
HERRERA, A. O. Autodeterminação e Tecnologia. 1983. In: DAGNINO, R. P. (Org.). Amilcar Herrera: um intelectual latino-americano. Campinas – SP: UNICAMP, 2000. p. 29-33
HERRERA, A. O. Los determinantes sociales de la política científica em América Latina: Política científica explícita y política científica implícita. Redes, Quilmes – ARG, v. 2, n. 5, p. 117-131, 1995.
HERRERA, A. O. Transferência de Tecnologia, uma Atividade Antiga e Problema Novo. 1982. In: DAGNINO, R. P. (Org.). Amilcar Herrera: um intelectual latino-americano. Campinas – SP: UNICAMP, 2000. 34-7.
NOVAES, H. T.; DIAS, R. B. Construção do Marco Analítico Conceitual da Tecnologia Social. In: DAGNINO, R. P. (Org.). Tecnologia Social: ferramenta para construir outra sociedade. Campinas – SP: Komedi, 2010.
OLIVEIRA, M. B. Neutralidade da Ciência, Desencantamento do Mundo e Controle da Natureza. Scientiæ Studia, v. 6, n. 1, p. 97-116, 2008.
PRAIA, J.; GIL-PÉREZ, D.; VILCHES, A. O Papel da Natureza da Ciência na Educação para a Cidadania. Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 141-56, 2007.
ROSO, C. C. Tomada de Decisões em Ciência-Tecnologia-Sociedade: análise na educação em ciências. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, IX., 2012, Caxias do Sul – RS. Anais... Caxias do Sul – RS: UPPLAY, 2012.
ROSO, Caetano Castro. Transformações na Educação CTS: uma proposta a partir do conceito de tecnologia social. 2017. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica), Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis – SC, 2017.
ROSO, C. C.; DELIZOICOV, D. Transformações na Educação CTS: elementos a partir do conceito de Tecnologia Social. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII., 2019, Natal - RN. Anais... Rio de Janeiro - RJ: ABRAPEC - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019.
ROSO, C. C.; AULER, D. O Papel do Técnico para a Democratização em Processos Decisórios: horizontes para as repercussões educacionais do movimento CTS. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IX., 2013, Águas de Lindóia – SP. Anais... Rio de Janeiro – RJ: ABRAPEC - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.
SÁBATO, J. A.; MACKENZIE, M. La Producción de Tecnología: autónoma o transnacional. Ciudad de México – MEX: Editorial Nueva Imagen, 1982.
SÁBATO, J.; BOTANA, N. La Ciencia y la Tecnología en el Desarrollo de América Latina. In: HERRERA, A. O. America Latina: Ciencia y Tecnologia en el Desarrollo de la Sociedad. Santiago de Chile – CHI: Editorial Universitaria, S. A., 1970.
SAMAGAIA, Rafaela R. Comunicação, divulgação e educação científicas: Uma análise em função dos modelos teóricos e pedagógicos. 2016. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica), Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, 2016.
SANTOS, M. Espaço e sociedade: ensaios. Petrópolis – RJ: Vozes, 1982.
SANTOS, M. Sociedade e Espaco: a formacão social como teoria e como método. Boletim Paulista de Geografia, p. 81-99, 1977.
SANTOS, W. L. P. Educação Científica Humanística em uma Perspectiva Freireana: resgatando a função do ensino de CTS. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, , v. 1, n. 1, p. 109-131, 2008.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Tomada de Decisão para Ação Social Responsável no Ensino de Ciências. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p. 95-111, 2001.
VARSAVSKY, O. Ciencia, Política y Cientificismo. Buenos Aires – ARG: Centro Editor de América Latina, 1969.
VARSAVSKY, O. Por uma Política Científica Nacional. Rio de Janeiro – RJ: Paz e Terra, 1976.
VILCHES, A.; GIL-PÉREZ, D. La Ciencia de la Sostenibilidad: una necesaria revolución científica. Ciência & Educação, v. 22, n. 1, Editorial, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY