A práxis axiológica do brincar baseado em temas geradores na educação em ciências
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e68188Resumo
Pesquisadores em Educação em Ciências têm indicado a possibilidade do desenvolvimento de uma educação crítica desde a infância. Nesse sentido, foram utilizados os aportes teórico-metodológicos da pedagogia freireana, da filosofia dusseliana e da praxiologia axiológica patriciana para investigar a percepção de educadoras da Educação Infantil sobre a importância do brincar em práticas educativas promotoras de valores fundamentais à conscientização dos educandos no Ensino de Ciências. As informações obtidas de entrevistas com duas educadoras e dos diários dos pesquisadores foram analisadas mediante a Análise Textual Discursiva, com base nas categorias: Aspectos axiológicos do brincar baseado em conhecimentos de Ciências Naturais; Os valores em práticas educativas humanizadoras na Educação em Ciências para crianças. Dentre os resultados, foram identificados em atividades que envolveram brincadeiras, valores éticos, epistemológicos, hedonísticos e estéticos importantes no processo de humanização dos educandos, sinalizando que as dimensões axiológica e epistemológica são indissociáveis no processo de ensino-aprendizagem de Ciências.
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