A inserção do ensino de química na área brasileira de educação em ciências

considerações baseadas em um perfil métrico (1996-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e85988

Palavras-chave:

Bibliometria, Ensino de química, Periódicos científicos, Meta-pesquisa

Resumo

A produção científica da área de Educação em Ciências (EC) vem se ampliando e se tornou objeto de investigação que contribui para a análise das perspectivas de pesquisa nesse âmbito. Buscamos investigar: qual perfil métrico do Ensino de Química (EQ) na área brasileira de Educação em Ciências? Com o objetivo de traçar um perfil métrico das pesquisas que destacam o EQ, ao analisar sua inserção na área brasileira de EC, por meio dos artigos publicados em cinco periódicos da área entre 1996 e 2018. Utilizamos como metodologia a abordagem biblio-cienciométrica para examinar indicadores gerais, de autoria-produção, conteúdo e referências. Nesse sentido, foi possível depreender que a subárea do Ensino de Química apresenta potencial crescimento no número de suas publicações na área de EC, bem como observar tendências que se repetem em outros estudos métricos, tais como alguns indicadores de autoria, frequência das pesquisas empírico-práticas, uso dos documentos governamentais educacionais como referências, além de outras considerações.

Biografia do Autor

Alaércio Moura Peixoto de Jesus, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialista em Educação em Gênero e Direitos Humanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Educação Científica e Popularização das Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano). Licenciado em Química pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). ORCID: 0000-0002-9424-3753

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-22

Edição

Seção

Artigos