Storytelling como ferramenta educativa eficaz no ensino de história da química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e90867

Palavras-chave:

Storytelling, Ensino de química, Educação química tetraédrica

Resumo

A abordagem de contar histórias tem sido vista como uma maneira poderosa de ensinar e de aprender sobre temas da ciência devido ao seu potencial em ajudar os alunos a adquirir habilidades e conhecimentos. Nesta pesquisa, examinamos a eficácia da contação de histórias como uma ferramenta para a promoção da aprendizagem da história da química, investigando as percepções de 27 estudantes de um curso de formação inicial de química. Para avaliar a eficácia da nossa atividade, utilizamos o questionário, a observação em sala de aula e uma rubrica elaborada para analisar as histórias contadas em vídeo. Os resultados mostram que a atividade de elaboração de storytelling no ensino da história da química foi percebida pelos alunos com um alto nível de sua utilidade, tanto para amadurecer o aprendizado sobre o assunto quanto em sua aplicabilidade como ferramenta para a profissão.

Biografia do Autor

Everton Bedin, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2009). Especialista em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação - TICEDU - pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG (2014), Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2018). Mestre em Educação em Química pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2012). Doutor e Pós-Doutor em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015). Atualmente é professor permanente no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e nos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), onde atua como Vice-Coordenador, e no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). Possui experiência na área de Química com ênfase em Química, trabalhando, principalmente, nos temas: formação docente, ensino-aprendizagem, TICs, interdisciplinaridade e metodologias de ensino.

Maria das Graças Cleophas, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Bacharel em Química Industrial, Licenciada em Química e mestre em Físico-química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Ensino das Ciências (com ênfase no ensino de Química) pela UFRPE. Atualmente é Professora Adjunta (Nível 2) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Coordenadora Institucional do Programa de Iniciação à Docência - PIBID e faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade - PPGIES (UNILA). Possui experiência com o ensino de Química, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Construção de estratégias e materiais lúdico-didáticos para formação de professores de Ciências; Metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem das ciências naturais; Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Ciências; Didatização Lúdica; Uso de m-learning como estratégia de ensino da Química; Formação de Professores de Ciências e Estratégias Metacognitivas. É Membro da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química (ReLAPEQ), editora da Revista Educação Química en Punto de Vista (EQPV) e Revista Eletrônica Ludus Scientiae (RELuS). E lidera o Núcleo de Desenvolvimento de Pesquisas em Ensino de Química (NuDPEQ). Promove a popularização da química por meio do site A Graça da Química (www.agracadaquimica.com.br).

Referências

AL-HUNEIDI, A.; SCHREURS, J. Constructivism based blended learning in higher education. International Journal of Emerging Technologies in Learning, v. 7, n. 1, p. 4-9, 2012.

ALONSO-CAMPUZANO, C.; IANDOLO, G.; MAZZEO, M. C.; SOSA GONZÁLEZ, N.; NEOH, M. J. Y.; CAROLLO, A.; GABRIELI, G.; ESPOSITO, G. Children's Online Collaborative Storytelling during 2020 COVID-19 Home Confinement. European journal of investigation in health, psychology and education, v. 11, n. 4, p, 1619-1634, 2021.

ANDERSON, J.; CHUNG, Y. C.; MACLEROY, V. Creative and critical approaches to language learning and digital technology: Findings from a multilingual digital storytelling project. Language and Education, v. 32, n. 3, p. 195-16, 2018.

BAERGER, D. R.; MCADAMS, D. P. Life story coherence and its relation to psychological well-being. Narrative Inquiry, v. 9, n. 1, p. 69-96, 1999.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70 Brasil, 2016.

BEHMER, S. Literature Review Digital storytelling: Examining the process with middle school students. In: Proceedings of the Society for Information Technology & Teacher Education International Conference, USA, p. 822-827, 2005.

BERNAL, J. L. Diseño curricular en la enseñanza universi¬taria desde la perspectiva de los ECTS. Zaragoza: Instituto de Ciencias de la Educación, Universidad de Zaragoza, 2006.

BOJE, D. M. Learning Storytelling: Storytelling to Learn Management Skills. Journal of Management Education, v. 15, n. 3, p. 279-294, 1991.

BONWELL, C. C.; EISON, J. A.; AEHE STAFF. Active Learning: Creating Excitement in the Classroom. New York, NY: Wiley, 1991.

BRÍGIDO, M.; BERMEJO, M. L.; CONDE, M. C.; MELLADO, V. The emotions in teaching and learning nature sciences and physics/chemistry in pre-service primary teachers. US-China Education Review, v. 7, n. 12, p. 25-36, 2010.

CAMPBELL. J. TheHero with a Thousand Faces. Novato: New World Library, 2004.

CHELNOKOVA, E. A. et al. Storytelling as a technology of effective communications. Prospects of Science and Education, v. 5, n. 29, p. 7-12, 2017.

CLEOPHAS, M. G.; CUNHA, M. B. Contribuições da fotografia científica observatória (FoCO) para o ensino por investigação. R. bras. Ens. Ci. Tecnol., v. 13, n. 1, p. 349-381, 2020.

COLLINS, S. N. The importance of storytelling in chemical education. Nature Chemistry, v. 13, p. 1-2, 2021.

COUTINHO, C. Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: Teoria e prática. Coimbra: Edições Almedina, 2011.

CRESWELL, J. W. Qualitative inquiry & research design: choosing among five approaches. 3. Ed. Thousand Oaks: Sage, 2013.

DE JAGER, A.; FOGARTY, A.; TEWSON, A.; LENETTE, C.; BOYDELL, K. M. Digital storytelling in research: A systematic review. The Qualitative Report, v. 22, n. 10, p. 2548–2582, 2017.

DE JAGER, A. et al. Digital storytelling in research: a systematic review. The Qualitative Report, v. 22, n. 10, p. 2548-2582, 2017.

DOGAN, B.; ROBIN, B. Implementation of digital storytelling in the classroom by teachers trained in a digital storytelling workshop. In: Proceedings of the Society for Information Technology & Teacher Education International Conference, Las Vegas, NV, USA, p. 902–907, 2008.

ELFENBEIN, H. A.; MACCANN, C. A closer look at ability emotional intelligence (EI): what are its component parts, and how do they relate to each other? Social and Personality Psychology Compass, v. 11, n. 7, p. 1-28, 2017.

ENGEL, A.; LUCIDO, K.; COOK, K. Rethinking Narrative: Leveraging storytelling for science learning. Childhood Education, v. 94, n. 6, 4-12, 2018.

ERSOY, A. Phenomenology. In: SABAN, A.; ERSOY, A. (Eds.). Qualitative research patterns in education. New York: Memoir Publishing, p. 82-138, 2019.

FRAZEL, M. Digital storytelling – Guide for Educators. Arlington, VA: International Society for Technology in Education, 2011.

FREEMAN, S.; EDDY, S. L.; MCDONOUGH, M.; SMITH, M. K.; OKOROAFOR, N.; JORDT, H.; WENDEROTH, M. P. S. Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics. Proc. Natl. Acad. Sci. U.S.A. 111, p. 8410–8415, 2014.

GILLHAM, B. Case study research methods. London: Continuum, 2000.

GRANDO, J. W.; CLEOPHAS, M. G. Aprendizagem Móvel no Ensino de Química: apontamentos sobre a Realidade Aumentada. Quím. nova esc., v. 43, n. 2, p. 148-154, 2020.

GREEN, M. C.; BROCK, T. C. The role of transportation in the persuasiveness of public narratives. Journal of Personality and Social Psychology, v. 79, p. 401-421, 2000.

GUIL BOZAL, M. Escalamixta Likert-Thurstone. ANDULI, Revista Andaluza De Ciencias Sociales, v. 5, p. 81–95, 2006.

HOMANN, M. How science teachers can use storytelling. Word nerd and creative digital octopus. Formally Content Marketing Manager, 2017.

HSU, C. T. et al. The emotion potential of words and passages in reading Harry Potter–An fMRI study. Brain Lang, v. 142, p. 96-114, 2015.

HUANG, T.; GRANT, W. J. A Good Story Well Told: Storytelling Components That Impact Science Video Popularity on YouTube. Frontiers in Communication, v. 5, p. 1-15, 2020.

KOSARA, R.; MACKINLAY, J. Storytelling: The next step for visualization. Computer, v. 46, n. 5, p. 44-50, 2013.

KROEF, R. F. S.; GAVILLON, P. Q.; RAMM, L. V. Diário de Campo e a Relação do(a) Pesquisador(a) com o Campo-Tema na Pesquisa-Intervenção. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 20 n. 2, p. 464-480, 2020.

KROMKA, S. M.; GOODBOY, A. K. Classroom storytelling: using instructor narratives to increase student recall, affect, and attention. Communication Education, v. 68, n. 1, p. 20-43, 2019.

LAMON, S.; KNOWLES, O.; HENDY, A.; STORY, I.; CURREY, J. Active Learning to Improve Student Learning Experiences in an Online Postgraduate Course. Frontiers in Education, v. 5, p. 1-10, 2020.

LEHNE, M.; ENGEL, P.; ROHRMEIER, M.; MENNINGHAUS, W.; JACOBS, A. M.; KOELSCH, S. Reading a suspenseful literary text activates brain areas related to social cognition and predictive inference. PLoS One, v. 10, p. 1-18, 2015.

LIN, C. H.; CHANG, Y. Y. A Progressive Digital Narrative Teaching Method to Improve Learning Motivation as a Lifelong Learning Skill. Sustainability, v. 13, p. 1-19, 2021.

MAHAFFY, P. Moving Chemistry Education into 3D: A Tetrahedral Metaphor for Understanding Chemistry. Union Carbide Award for Chemical Education. J. Chem. Educ., v. 83, n. 1, p. 49-55, 2006.

MCDRURY, J.; ALTERIO, M. Learning through storytelling in higher education. Sterling, VA: Kogan Page, 2003.

MORAIS, C.; ARAÚJO, J. L.; SAÚDE, I. Awakening to chemistry through storytelling and practical activities: middle school students interacting with pre-school children. Chem. Educ. Res. Pract., v. 20, p. 302-315, 2019.

MOTA, G. C.; CLEOPHAS, M. G. História da Ciência: elaborando critérios para analisar a temática nos livros didáticos de química do ensino médio. História da Ciência e Ensino - Construindo interfaces, v. 11, p. 33-55, 2015.

NORMANN, A. Digital Storytelling in Second Language Learning, in Faculty of Social Sciences and Technology Management. 2011. 125f. Tese. Norwegian University of Science and Technology, 2011.

O’BYRNE, W. I.; HOUSER, K.; STONE, R.; WHITE, M. Digital Storytelling in Early Childhood: Student Illustrations Shaping Social Interactions. Frontiers in Psychology, v. 9, p. 1-14, 2018.

OHLER, J. Digital Storytelling in the Classroom: New Media Pathways to Literacy, Learning, and Creativity, Thousand Oaks: Corwin Press, 2008.

PHILLIPS, L. Storytelling: The Seeds of Children’s Creativity. Australasian Journal of Early Childhood, v. 25, n. 3, p. 1-5, 2000.

PITLER, H. Viewing technology through three lenses. Principal-Arlington, v. 85, n. 5, p. 38-42, 2006.

RAJABI, S.; KHOSRAVI, A. R.; KHODABAKHSHI, M. Investigating the effect of creative storytelling on enhanced creativity of preschool students in Iran. Journal of Poetry Therapy, v. 31, n. 4, p. 1-12, 2018.

RAMOS VILLAGRASA, P. J.; FERNÁNDEZ DEL RÍO, E.; OLIVÁN BLÁZQUEZ, B.; HUARTE BALAGUER, S.; HERNÁNDEZ ALGÁRATE, S.; FERNÁNDEZ-CAMPO, A.; MARTÍN PEÑA, J.; BERGES SALDAÑA, A. Storytelling: Una metodología de aprendizaje activo para la enseñanza de la Psicología Social en la Educación Superior. Summa Psicológica, v. 16, n. 1, p. 11-19, 2019.

ROBIN, B. The educational uses of digital storytelling. In: Society for information technology & teacher education international conference. Association for the Advancement of Computing in Education (AACE), p. 709-716, 2006.

ROSALES, S. Uso del relato digital (digital storytelling) en la educación. Influencia em las habilidades del alumnado y del profesorado. 2016. 423 f. (Tesis doctoral). Universidad de Alicante, Alicante, España, 2016.

ROSSITER M. Narrative and stories in adult teaching and learning. ERIC Clearinghouse on Adult Career and Vocational Education; Columbus: OH, 2002.

SADIK, A. Digital storytelling: a meaningful technology-integrated approach for engaged student learning. Educ. Technol. Res. Dev., v. 56, n. 4, p. 487-506, 2008.

SCHANK, R. C. Dynamic memory revisited. New York, NY: Cambridge University Press, 1999.

SMEDA, N.; DAKICH, E.; SHARDA, N. The effectiveness of digital storytelling in the classrooms: a comprehensive study. SmartLearn. Environ., v. 1, n. 6, p. 1-21, 2014.

SPANJAARD, D.; GARLIN, F.; MOHAMMED, H. Tell Me a Story! Blending Digital Storytelling Into Marketing Higher Education for Student Engagement. Journal of Marketing Education, v.13, p. 245-266, 2022.

TELÓ, R. A., HOFMAN, V. Y.; PIRES, F. Cazadores de Historias: un caso de implementación de storytelling en el aula como herramienta para incentivar la creatividad colectiva, Icono 14, v. 19, n. 2, p. 235-260, 2021.

TOTOA, G. A.; LIMONEA, P. Narrative techniques and digital storytelling laboratory for the development of emotional and cognitive skills in school. In: PROCCEDINGS OF THE THIRD SYMPOSIUM ON PSYCHOLOGY-BASED TECHNOLOGIEs (PSYCHOBIT2021), October 4–5, 2021, Naples, Italy, p.1-9, 2021.

TOVAR-GÁLVEZ, J. C.; CÁRDENAS, N. La importancia de la formación estratégica en la formación por competencias: evaluación de las estrategias de acción para la solución de problemas. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v. 14, n. 1, p. 122-135, 2012.

URSTAD, K. H. et al. Digital storytelling in clinical replacement studies: Nursing students’ experiences. Nurse Education Today, v. 71, p. 91-96, 2018.

VALENÇA, M. M.; TOSTES, A. P. B. O Storytelling como ferramenta de aprendizado ativo. Rev. Carta Inter., v. 14, n. 2, p. 221-243, 2019.

VASILEVSKAYA, E.; BOBORIKO, N. The storytelling: an effective tool in the teaching of high-level chemistry. Natural Science Education, v. 18, n. 2, p. 93-104, 2021.

VELAND, S.; SCOVILLE-SIMONDS, M.; GRAM-HANSSEN, I.; SCHORRE, A. K.; EL KHOURY, A.; NORDBØ, M. J.; LYNCH, A. H.; HOCHACHKA, G.; BJØRKAN, M. Narrative matters for sustainability: the transformative role of storytelling in realizing 1.5° C futures. Current Opinion in Environmental Sustainability, v. 31, p. 41-47, 2018.

VILELAS, J. Investigação: o processo de construção do conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo, 2017.

WALDROP, M. The science of teaching science. Active problem-solving confers a deeper understanding of science than does a standard lecture. But some university lecturers are reluctant to change tack. Nature, v. 523, n. 7560, p. 272-274, 2015.

WINSTON, J. Teaching Chemistry as a Story: Using Narrative Structure as a Framework for Science Education. Electronic Journal of Science Education, v. 23, n. 3 p. 59-72, 2017.

ZEPEDA, J. Stories in the Classroom: Building Community Using Storytelling and Storyacting. Journal of Childhood Studies, v. 39, n. 2, p. 21-26, 2014.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-24

Edição

Seção

Artigos