Sistematização dos testes psicológicos com indicadores de dificuldade de aprendizagem para o diagnóstico infantil

Conteúdo do artigo principal

Roberto Moraes Cruz
Caroline Zaneripe de Souza
Larissa Tamara da Rocha
Marco Antônio de Pinho Ávila Filho
Pedro Henrique Favero Martins

Resumo

A aprendizagem é uma mudança de comportamento que ocorre por meio das experiências de um indivíduo, ou seja, depende das características deste, e do ambiente. No processo de escolarização infantil, é possível que ocorram dificuldades na aprendizagem, que provoca consequencias desfavoraveis no desenvolvimento escolar da criança. O objetivo dessa pesquisa foi categorizar os testes psicológicos validados para o psicodiagnóstico infantil por meio de indicadores de queixa de dificuldade de aprendizagem. Utilizou-se como método uma seleção a partir dos testes favoráveis disponível no Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI, com os seguintes critérios de inclusão: a validação para o uso com a população com idade entre 3 e 16 anos; parecer favorável até a última atualização do SATEPSI; coerência entre os construtos abordados pelo teste e a definição de dificuldade de aprendizagem. Com base na definição dos indicadores relacionados ao processo de aprendizagem estabelecidos pelo autor, foram elaboradas duas categorias de análise dos testes listados pelo SATEPSI: uma composta por indicadores psicológicos e sociais abrangentes, e outra com indicadores específicos de aprendizagem, atenção, memória, fala e motricidade. A pesquisa expõe uma carência de estudos sobre o tema, sobretudo em relação à definição de indicadores psicológicos para a dificuldade de aprendizagem - o que provavelmente desfavorece a intervenção psicológica nesse contexto. Dessa forma, os resultados contribuem para uma reflexão acerca dessa lacuna, além de apresentar possíveis recursos para o atendimento qualificado de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem.

Detalhes do artigo

Como Citar
CRUZ, Roberto Moraes; SOUZA, Caroline Zaneripe de; ROCHA, Larissa Tamara da; FILHO, Marco Antônio de Pinho Ávila; MARTINS, Pedro Henrique Favero. Sistematização dos testes psicológicos com indicadores de dificuldade de aprendizagem para o diagnóstico infantil. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 8, n. 18, 2016. DOI: 10.5007/cbsm.v8i18.69418. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69418. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Resumos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)