Inclusão da família na assistência em saúde mental pela perspectiva de estudos da enfermagem

Autores

  • Lais Onari Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP
  • Heloisa França Badagnan Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP
  • Lorena Fendrich Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP
  • Sueli Aparecida Frari Galera Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP

Palavras-chave:

Enfermagem Psiquiátrica, Família, Saúde Mental.

Resumo

Objetivo: Este estudo teve como objetivo identificar e analisar as evidências científicas nacionais sobre o tema inclusão da família na assistência em saúde mental pelo prisma de estudos da Enfermagem. Método: Trata-se de uma revisão da literatura. O levantamento bibliográfico foi realizado via Internet pela Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) em todas as bases de dados. Foram utilizados os descritores “Enfermagem Psiquiátrica”, “Família” e “Saúde Mental”, e como critérios de inclusão artigos nacionais, que mencionassem o tema família no título, e publicados em revistas científicas relacionadas à área da enfermagem no período de 2011 a 2015. Resultados: Foram analisados 21 artigos, que abordaram temas como a sobrecarga do cuidado, aceitação do adoecido na sociedade e na família, percepções positivas sobre o tratamento, e percepções negativas. Conclusão: Os principais achados obtidos se referem à sobrecarga do cuidado, ao estigma em relação ao transtorno mental, à necessidade de contar com a ajuda dos serviços de saúde mental, e ao preparo dos profissionais para tratar as famílias.

Biografia do Autor

Lais Onari, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP

Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - EERP/ USP (2016)

Heloisa França Badagnan, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP

Doutoranda do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – EERP/ USP.

Lorena Fendrich, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP

Doutoranda do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – EERP/ USP.

Sueli Aparecida Frari Galera, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP

Professora Associada do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - USP - Ribeirão Preto (SP), Brasil.

Downloads

Publicado

2020-08-27

Edição

Seção

Artigos de pesquisa