Inclusão da família na assistência em saúde mental pela perspectiva de estudos da enfermagem

Contenido principal del artículo

Lais Onari
Heloisa França Badagnan
Lorena Fendrich
Sueli Aparecida Frari Galera

Resumen

Objetivo: Este estudo teve como objetivo identificar e analisar as evidências científicas nacionais sobre o tema inclusão da família na assistência em saúde mental pelo prisma de estudos da Enfermagem. Método: Trata-se de uma revisão da literatura. O levantamento bibliográfico foi realizado via Internet pela Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) em todas as bases de dados. Foram utilizados os descritores “Enfermagem Psiquiátrica”, “Família” e “Saúde Mental”, e como critérios de inclusão artigos nacionais, que mencionassem o tema família no título, e publicados em revistas científicas relacionadas à área da enfermagem no período de 2011 a 2015. Resultados: Foram analisados 21 artigos, que abordaram temas como a sobrecarga do cuidado, aceitação do adoecido na sociedade e na família, percepções positivas sobre o tratamento, e percepções negativas. Conclusão: Os principais achados obtidos se referem à sobrecarga do cuidado, ao estigma em relação ao transtorno mental, à necessidade de contar com a ajuda dos serviços de saúde mental, e ao preparo dos profissionais para tratar as famílias.

Detalles del artículo

Cómo citar
ONARI, Lais; BADAGNAN, Heloisa França; FENDRICH, Lorena; GALERA, Sueli Aparecida Frari. Inclusão da família na assistência em saúde mental pela perspectiva de estudos da enfermagem. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 12, n. 32, p. 72–87, 2020. DOI: 10.5007/cbsm.v12i32.69563. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69563. Acesso em: 17 jul. 2024.
Sección
Artigos originais
Biografía del autor/a

Lais Onari, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP

Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - EERP/ USP (2016)

Heloisa França Badagnan, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP

Doutoranda do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – EERP/ USP.

Lorena Fendrich, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP

Doutoranda do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – EERP/ USP.

Sueli Aparecida Frari Galera, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP

Professora Associada do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - USP - Ribeirão Preto (SP), Brasil.

Artículos más leídos del mismo autor/a