O livro das receitas d'O Bar Bibitantã: Conquistas e desafios na construção de um empreendimento econômico solidário na rede pública de atenção à saúde mental no Município de São Paulo
Contenido principal del artículo
Resumen
Trata-se de uma Pesquisa Participante, perspectiva metodológica comprometida com o exercício reflexivo e crítico, onde pesquisadores e pesquisados são sujeitos de um mesmo trabalho comum. Um empreendimento econômico solidário, EES, incubado num serviço de saúde mental 24 horas, no Centro de Atenção Psicossocial III do Itaim Bibi. O Bar Bibitantã é fruto de Cooperação Técnica, Didática e Científica entre a Coordenadoria de Saúde Oeste do Município de São Paulo e a Escola de Enfermagem da USP. Ingredientes do estudo: documentar o processo de preparo do EES, experimentar sua forma de organização e degustar as transformações que esse trabalho produz. São sujeitos: trabalhadoras e trabalhadores de um coletivo complexo, formado por pessoas em desvantagem social pela experiência do sofrimento psíquico, trabalhadoras, estudantes e pesquisadoras do campo da saúde mental. Os resultados apresentam o processo de preparo de um EES orientado pelas diretrizes da Reforma Psiquiátrica e da Economia Solidária: "aqui não tem patrão, é economia solidária, é trabalho, todos ajudam com cooperação"; ganhos materiais: retiradas que garantem renda usada para consumo (alimentação, equipamentos eletrônicos, vestuário, lazer) e necessidades básicas (aluguel, luz, telefone, educação, cultura); e ganhos imateriais: produzir conhecimento, ganhar confiança, incrementar as relações, cuidado, trabalhar em equipe, socializar, pensar no coletivo, aprender como funciona, aprender com os erros, tentar ser um ser humano melhor. A pesquisa conclui que o trabalho n’O Bar Bibitantã possibilita acesso a novos itinerários na vida, ao direito ao trabalho e à construção de um novo olhar para experiência da loucura no imaginário social.
Detalles del artículo
El artículo que se aprobó para su publicación, los autores deben firmar el término de transferencia de los derechos de autor del manuscrito a la revista a través del cual un autor transfiera los derechos de autor del artículo a los Cuadernos de revista Mental Health brasileños, quedando prohibida cualquier reproducción, total o parte, en cualquier medio de publicación, impresa o electrónica, sin la autorización previa y necesaria solicitada y, si obtenida, incluirá mi registro y gracias al Diario - CBSM.