Percursos formativos na Rede de Atenção Psicossocial e a qualificação da atenção a pessoas em uso prejudicial de álcool e outras drogas

Conteúdo do artigo principal

Larissa Weber
http://orcid.org/0000-0002-5278-245X
Roger dos Santos Rosa
https://orcid.org/0000-0002-7315-1200
Paula Andreza Ferreira da Silva

Resumo

O artigo apresenta um recorte de estudo avaliativo que resultou em dissertação de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo apresentar as modificações nas práticas de atenção à saúde mental, em especial aquelas voltadas a pessoas em uso prejudicial de álcool e outras drogas, decorrentes da participação de trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde de Guaíba/RS no projeto de educação permanente em saúde mental denominado “Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial: Intercâmbio entre experiências”. Para alcançar tais objetivos desenvolveu-se um estudo qualitativo, observacional, de cunho descritivo, cuja coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas individuais com 22 participantes e consultas a documentos pertinentes ao projeto. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo proposta por Bardin. Como resultados, constatou-se que os princípios da Reforma Psiquiátrica, revisitados ao longo do Percurso, passaram a influenciar mais fortemente o planejamento das atividades diárias dos profissionais. Detectou-se maior clareza entre os trabalhadores quanto ao papel de cada serviço da Rede de Atenção Psicossocial e maior articulação entre a rede. Percebeu-se redução de estigmas associados à saúde mental de uma forma geral e com os usuários de álcool e outras drogas de modo particular e, por conseguinte, qualificação das práticas. Observou-se que o intercâmbio foi decisivo na solidificação das modificações na RAPS que estavam em curso, representando uma via bem-sucedida para impactar tanto na formação profissional quanto pessoal dos participantes, o que se mostra necessário em tempos de novos retrocessos.

Detalhes do artigo

Como Citar
WEBER, Larissa; DOS SANTOS ROSA, Roger; ANDREZA FERREIRA DA SILVA, Paula. Percursos formativos na Rede de Atenção Psicossocial e a qualificação da atenção a pessoas em uso prejudicial de álcool e outras drogas. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 13, n. 37, p. 225–243, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/80692. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Política de Saúde Mental no Brasil e Atenção Psicossocial
Biografia do Autor

Larissa Weber, Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da UFS

especialização em Saúde da Família e Comunidade pelo programa de Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (2011) e mestrado profissional em Ensino na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente é doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina e psicóloga da Prefeitura Municipal de Guaíba/RS.

Roger dos Santos Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Médico, Doutor em Epidemiologia, Professor do Departamento de Medicina Social/UFRGS.

Paula Andreza Ferreira da Silva

Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica na Abordagem Centrada na Pessoa e Especialista em Saúde Pública.

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