Associações entre estilos de aprendizagem, preferências por metodologias ativas e gerações dos discentes de graduação em Contabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2022.e80171

Palavras-chave:

Estilos de aprendizagem, Metodologias ativas, Gerações, Ciências Contábeis

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar e analisar a associação entre estilos de aprendizagem (EA), preferências por metodologias ativas (MA) e gerações dos discentes de graduação em Ciências Contábeis. O estudo contribui com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, na medida em que oferece uma orientação aos discentes, aos docentes e às Instituições de Ensino Superior quanto às MA que atendem a uma formação integral do futuro contador, no que diz respeito a habilidades técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills), a partir do conhecimento dos EA e das gerações dos discentes. A análise de correspondência, aplicada a uma amostra de 838 discentes, possibilitou traçar um perfil para a formação integral dos futuros profissionais contábeis, notadamente da geração Z. Competências requeridas pelo mercado profissional, como colaboração, comunicação, pensamento crítico e solução de problemas são desenvolvidas por meio das MA preferidas pelos EA da geração Z.

Biografia do Autor

Polliany Maisa Alves, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia/MG, Brasil

Denise Mendes da Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA-RP, Universidade de São Paulo (USP)
Professora da Faculdade de Ciências Contábeis (UFU), Uberlândia/MG, Brasil

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Alves, P. M., & Silva, D. M. da. (2022). Associações entre estilos de aprendizagem, preferências por metodologias ativas e gerações dos discentes de graduação em Contabilidade. Revista Contemporânea De Contabilidade, 19(52). https://doi.org/10.5007/2175-8069.2022.e80171

Edição

Seção

Artigos