Artigo de Dados

A Revista Encontros Bibli vem se dedicando arduamente á difusão e divulgação das pesquisas nas áreas de, Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, Gestão da Informação, Comunicação e outras áreas correlatas, através de práticas que permitem a potencialização e agilização no processo editorial dos artigos que são publicados na sua plataforma.

Recentemente a Encontros Bibli, adotou o sistema de publicação em fluxo contínuo, agilizando a divulgação dos resultados científicos; adotou também o modelo de publicação ampliada (ou estendida), e por último, passou a publicar pareceres abertos.

Com uma visão centrada no fomento das práticas do movimento de Ciência Aberta, e com o objetivo de ampliar a transparência e a reprodutibilidade das pesquisas através do compartilhamento de dados de pesquisas de forma aberta, facilitando assim a colaboração entre a comunidade científica. A equipe editorial da Revista Encontros Bibli traz uma nova proposta para os usuários da revista:

A partir do dia 08 de maio de 2020, a revista vai passar a aceitar para a sua publicação, “Artigos de Dados”: Um artigo de dados é um documento onde se descreve um determinado conjunto de dados ou um grupo de conjuntos de dados, e que é revisado por pares e publicado na forma de um artigo em um periódico acadêmico.

Este tipo de publicação trará como benefícios para os pesquisadores:

  • Receber crédito através da indexação e citação do artigo publicado, da mesma forma como em artigos acadêmicos convencionais, oferecendo benefícios a autores em relação ao reconhecimento
  • Aumentar a visibilidade, utilização e credibilidade dos recursos de dados que publica
  • Rastrear de forma mais eficiente o uso e as citações dos dados que publica. (GLOBAL BIODIVERSITY INFORMATION FACILITY, 2019)

Um artigo de dados é diferente de um artigo de pesquisa regular, este simplesmente descreve dados, portanto, ele não fornece conclusões ou interpretações.

Estas iniciativas visam criar um espaço, onde os autores, leitores, avaliadores e toda a comunidade interessada em aprofundar seus conhecimentos nas áreas de Informação e Comunicação, posam colaborar e contribuir ao desenvolvimento das ciências; onde dados de pesquisa, notas de laboratório e outros processos de pesquisa estejam disponíveis de forma aberta, amparado por políticas que permitam a reutilização, redistribuição e reprodução das pesquisa, dados e métodos usados.

Nesse sentido, agradecemos a colaboração de, Mariana Baptista Brandt e Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti, autoras do primeiro Artigo de Dados que a Revista Encontros Bibli publica “Dados de pesquisa em informação legislativa

REFERENCIAS

GLOBAL BIODIVERSITY INFORMATION FACILITY (GBIF). Artigo de dados: Receber reconhecimento acadêmico para os seus conjuntos de dados. 2019. Disponível em: https://www.gbif.org/pt/data-papers

ELSEVIER, CENTRE FOR SCIENCE AND TECHNOLOGY STUDIES (CWTS). Open Data: the researcher perspective. Elsevier, 2017. Disponível em: https://www.elsevier.com/__data/assets/pdf_file/0004/281920/Open-data-report.pdf

TORINO, Emanuelle; ROA-MARTINEZ, Sandra Milena; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio. Dados de pesquisa: disponibilização ou publicação?. In: SHINTAKU, Milton; SALES, Luana Farias; COSTA, Michelli (org.). Repositórios digitais: teoria e prática. Botucatu, SP: ABEC, 2020. p. 183-201.