Política de Ciência Aberta

  1. Caráter Científico

A Revista Encontros Bibli desde a sua criação tem se dedicado de forma árdua a difusão e divulgação das pesquisas nas áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, Gestão da Informação, Comunicação e outras áreas correlatas, através de práticas que permitem a potencialização e agilização no processo editorial dos artigos que são publicados na sua plataforma.

A revista tem se tornado um espaço de inclusão e diversidade, trabalhando pela aceitação das ações afirmativas, zelando pelo amplo debate, disponibilizando materiais informativos, promovendo eventos abordando a igualdade de gênero, apoiando qualquer iniciativa que promove e estimule também a colaboração de outras pessoas

A Encontros Bibli, disponibiliza o acesso público a todo o seu conteúdo, seguindo o princípio de que permitir o acesso gratuito à investigação gera uma maior troca global de conhecimentos. Com foco na agilização dos processos de divulgação e difusão das pesquisas nas suas áreas foco, a revista utiliza o sistema de publicação em fluxo contínuo.

Com uma visão centrada no fomento das práticas do movimento de Ciência Aberta, com o objetivo de ampliar a transparência e a reprodutibilidade das pesquisas através do compartilhamento de dados de pesquisas de forma aberta, facilitando assim a colaboração entre a comunidade científica. A equipe editorial da Revista Encontros Bibli:

  • Publicar de forma anônima os pareceres emitidos pelos pareceristas durante o processo de avaliação. (está em análise a adoção da avaliação por pares aberta);
  • Apoia o uso de servidores preprints e aceita manuscritos depositados previamente em servidores confiáveis como o SciELO Preprints;
  • Aceita para a sua publicação, “Artigos de Dados”, documento onde se descreve um determinado conjunto de dados ou um grupo de conjuntos de dados, e que é revisado por pares e publicado na forma de um artigo em um periódico acadêmico;
  • Orienta que os dados resultantes das coletas das pesquisas, assim como códigos sejam compartilhados e publicados em um repositório confiável.

A Revista Encontros Bibli busca criar um espaço, onde os autores, leitores, avaliadores e toda a comunidade interessada em aprofundar seus conhecimentos nas áreas de Informação e Comunicação, posam colaborar e contribuir ao desenvolvimento das ciências; onde dados de pesquisa, notas de laboratório e outros processos de pesquisa estejam disponíveis de forma aberta, amparado por políticas que permitam a reutilização, redistribuição e reprodução das pesquisas, dados e métodos usados.

  1. Relevância, Sustentabilidade Operacional

A Revista Encontros Bibli, no seu papel educacional e de formação, destina seus espaços para o fomento de ações culturais, promovendo o debate sobre como, as pesquisas nas áreas de Ciência da Informação – Biblioteconomia – Documentação – Arquivologia - Museologia - Gestão da Informação - e áreas correlatas, trazem benefícios para o desenvolvimento econômico, social e cultural, para o estado de Santa Catarina e o Brasil. Dedicamos, nossos esforços principalmente, a levar à população de forma clara e transparente, como essas áreas podem ajudar no desenvolvimento econômico, político, cultural e social, tanto no âmbito pessoal, regional, como nacional.

Elementos como o desenvolvimento econômico, social e cultural são de extrema importância, quando tentamos entender as principais discussões sobre o mundo contemporâneo. A Revista Encontros Bibli, tenta através dos seus editorias, publicações e ações nas redes sociais, abordar a importância do debate entorno da compreensão da Cultura como ferramenta de desenvolvimento econômico, como alavanca para a transformação social. Da mesma forma, que compreendemos o desenvolvimento econômico como chave para melhoria na qualidade de vida da população, o avanço da cultura na sociedade e o equilíbrio social.

São promovidas palestras, debates sobre os principais acontecimentos do país e do mundo, no que refere ao tratamento da informação e como esta, acaba impactando a vida em sociedade. A revista vem trabalhando num projeto que visa aproximar cada vez mais a população, dos resultados e pesquisas publicados nos seus ambientes.

Os recursos e esforços aplicados na Revista Encontros Bibli, buscam a movimentação da economia, a cultura e o pensamento inovador dos nossos leitores e usuários, para que caminhem por si só e encontrem seus caminhos. Entretanto, buscamos investimentos culturais ligados a finalidades sociais e educativas, tendo claramente delimitadas as atribuições e papéis das esferas públicas e privadas no tocante às políticas socioculturais.

A revista está subscrita administrativamente ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN-UFSC) e ao Portal de Periódicos da UFSC. Ambas as instituições garantem a sustentabilidade operacional e financeira da revista.

Por um lado, o PGCIN assegura de forma sustentável a disponibilização de um corpo editorial profissional, com capacidade e conhecimentos para assumir de forma alternada e responsável a direção da revista, assim como, também garante o costeio dos serviços de marcação em XML (Extensible Markup Language).

Por sua vez, o Portal de Periódicos da UFSC, encarregado de promover o acesso, a visibilidade, a segurança e o suporte aos editores dos periódicos científicos do Portal, é fiador dos recursos para os pagamentos de serviços tais como: disponibilização do DOI (Identificador de Objeto Digital) dos artigos; serviço de comprovação de plágio, através da da ferramenta de detecção de similaridade de caracteres Ithenticate.

  1. Qualificação Editorial

A Revista Encontros Bibli mantém um corpo editorial com nomes reconhecidos pela contribuição e competência por parte da comunidade acadêmica. A Revista trabalha por manter uma representatividade satisfatória da comunidade estrangeira na equipe editorial, enquanto desenvolve ações por alcançar um equilíbrio na conformação de uma equipe de trabalho mais inclusivo e diverso, principalmente no que refere a igualdade de gênero.

Consultar a Equipe Editorial aqui

  1. Acesso Livre

Encontros Bibli proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

  1. Arquivamento

A Encontros Bibli se preocupa com o acesso ao conteúdo a longo prazo. Caso ocorra algum sinistro nos servidores, os arquivos digitais da revista estão preservados na Rede Cariniana, que utiliza o programa LOCKSS. O LOCKSS cria um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, o qual permite que elas criem arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.