Política de Ciência Aberta

  1. Caráter Científico

Encontros Bibli, desde a sua criação, tem se dedicado de forma árdua à difusão e divulgação das pesquisas nas áreas de Ciência da Informação – Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, Gestão da Informação, Comunicação – e outras áreas correlatas, através de práticas que permitem a potencialização e agilização no processo editorial dos artigos que são publicados na sua plataforma.

O periódico tem se tornado um espaço de inclusão e diversidade, trabalhando pela aceitação das ações afirmativas, zelando pelo amplo debate, disponibilizando materiais informativos, promovendo eventos abordando a igualdade de gênero, apoiando qualquer iniciativa que estimule também a colaboração de outras pessoas.

Encontros Bibli disponibiliza o acesso público a todo o seu conteúdo, seguindo o princípio de que permitir o acesso gratuito à investigação gera maior troca global de conhecimentos. Com foco na agilização dos processos de divulgação e difusão das pesquisas nas suas áreas foco, a revista utiliza o sistema de publicação em fluxo contínuo.

Apresenta uma visão centrada no fomento das práticas do movimento de Ciência Aberta, com o objetivo de ampliar a transparência e a reprodutibilidade das pesquisas através do compartilhamento de dados de pesquisas de forma aberta, facilitando assim a colaboração entre a comunidade científica. A equipe editorial do periódico Encontros Bibli:

  • Apresentará aos Autores e Avaliadores a opção de escolher se desejam interagir diretamente durante o processo de avaliação do manuscrito;
  • Publicará de forma anônima os pareceres emitidos pelos pareceristas durante o processo de avaliação;
  • Apoia o uso de servidores preprintse aceita manuscritos depositados previamente em servidores confiáveis, como o SciELO Preprints;
  • Aceita para a sua publicação “Artigos de Dados”, documento no qual se descreve um determinado conjunto de dados ou um grupo de conjuntos de dados, e que é revisado por pares e publicado na forma de um artigo em um periódico acadêmico;
  • Orienta que os dados resultantes das coletas das pesquisas, assim como códigos, sejam compartilhados e publicados em um repositório confiável. Recomendamos fortemente que os dados sejam depositados no SciELO Dataapós a aprovação dos manuscritos, e que o Guia de depósito de dados de pesquisa seja consultado para tal finalidade.

Encontros Bibli busca criar um espaço onde autores, leitores, avaliadores e toda a comunidade interessada em aprofundar seus conhecimentos nas áreas de Informação e Comunicação posam colaborar e contribuir ao desenvolvimento das ciências; onde dados de pesquisa, notas de laboratório e outros processos de pesquisa estejam disponíveis de forma aberta, amparados por políticas que permitam a reutilização, redistribuição e reprodução das pesquisas, dados e métodos usados.

  1. Relevância, Sustentabilidade Operacional

Encontros Bibli, no seu papel educacional e de formação, destina seus espaços para o fomento de ações culturais, promovendo o debate sobre como, as pesquisas nas áreas de Ciência da Informação – Biblioteconomia. Documentação. Arquivologia. Museologia. Gestão da Informação – e áreas correlatas trazem benefícios para o desenvolvimento econômico, social e cultural, para o estado de Santa Catarina e o Brasil. Dedicamos nossos esforços, principalmente, a levar à população, de forma clara e transparente, como essas áreas podem ajudar no desenvolvimento econômico, político, cultural e social, tanto no âmbito pessoal, regional, como nacional.

Elementos como o desenvolvimento econômico, social e cultural são de extrema importância, quando tentamos entender as principais discussões sobre o mundo contemporâneo. Encontros Bibli tenta, através dos seus editoriais, publicações e ações nas redes sociais, abordar a importância do debate em torno da compreensão da Cultura como ferramenta de desenvolvimento econômico, como alavanca para a transformação social. Da mesma forma que compreendemos o desenvolvimento econômico como chave para melhoria na qualidade de vida da população, o avanço da cultura na sociedade e o equilíbrio social.

São promovidas palestras, debates sobre os principais acontecimentos do país e do mundo, no se que refere ao tratamento da informação e como esta acaba impactando a vida em sociedade. A revista vem trabalhando em um projeto que visa aproximar cada vez mais a população dos resultados e pesquisas publicados nos seus ambientes.

Os recursos e esforços aplicados pela Encontros Bibli buscam a movimentação da economia, a cultura e o pensamento inovador dos nossos leitores e usuários, para que caminhem por si só e encontrem seus caminhos. Entretanto, buscam-se investimentos culturais ligados a finalidades sociais e educativas, tendo claramente delimitadas as atribuições e papéis das esferas públicas e privadas no tocante às políticas socioculturais.

O periódico está subscrito administrativamente ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN-UFSC) e ao Portal de Periódicos da UFSC. Ambas as instituições garantem a sustentabilidade operacional e financeira da revista.

Por um lado, o PGCIN assegura de forma sustentável a disponibilização de um corpo editorial profissional, com capacidade e conhecimentos para assumir de forma alternada e responsável a direção da revista, assim como também garante o custeio dos serviços de marcação em XML (Extensible Markup Language).

Por sua vez, o Portal de Periódicos da UFSC, encarregado de promover o acesso, a visibilidade, a segurança e o suporte aos editores dos periódicos científicos do Portal, é fiador dos recursos para os pagamentos de serviços, tais como: disponibilização do DOI (Identificador de Objeto Digital) dos artigos; serviço de comprovação de plágio, através da ferramenta de detecção de similaridade de caracteres Ithenticate.

  1. Qualificação Editorial

A Revista Encontros Bibli mantém um corpo editorial com nomes reconhecidos pela contribuição e competência por parte da comunidade acadêmica. A revista trabalha por manter uma representatividade satisfatória da comunidade estrangeira na equipe editorial, enquanto desenvolve ações por alcançar um equilíbrio na conformação de uma equipe de trabalho mais inclusivo e diverso, principalmente no quanto à igualdade de gênero.

Consultar a Equipe Editorial aqui

  1. Acesso Aberto

Encontros Bibli atende à definição de acesso aberto do DOAJ, proporcionando acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.

O periódico Encontros Bibli diponibliza todo o conteúdo de forma gratuita, aberta e sem demora.
Os artigos publicados não possuem período de embargo e, não há necessidade dos usuários se registrarem para ler o conteúdo.

Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim, os autores conservam todos seus direitos, permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar para toda a comunidade.

Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 CC BY.
Qualquer usuário tem direito de:

Compartilhar – copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar – remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:

Atribuição – Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante apoiar você ou o seu uso.

Sem restrições adicionais – Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

  1. Arquivamento

Encontros Bibli se preocupa com o acesso ao conteúdo a longo prazo. Caso ocorra algum sinistro nos servidores, os arquivos digitais da revista estão preservados na Rede Cariniana, que utiliza o programa LOCKSS. O LOCKSS cria um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, o qual permite que elas criem arquivos permanentes da revista para preservação e restauração.