Histórico

Timeline infographics

A revista Encontros Bibli (EB) foi criada no âmbito do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina e teve seu primeiro número publicado em maio de 1996. Desde 2003 é gerida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação  (PGCIN/UFSC) da mesma universidade. De acordo com Souza (2008, p. 145), idealizador e realizador do projeto, "a ideia inicial era a de que se trataria de um periódico voltado para a abordagem das questões relativas à educação bibliotecária.” Entretanto, o periódico científico, enquanto principal meio formal de comunicação no âmbito da pesquisa, teve seu desenvolvimento alavancado na mesma medida em que a própria área de Biblioteconomia e Ciência da Informação (CI) ganhou espaço no Brasil.

Com periodicidade semestral desde seu lançamento, em 2007 a EB migra de uma página web local para o sistema Open Systems Journal, contribuindo para seu processo de institucionalização na UFSC em 2008, que ocorreu com seu lançamento no Portal de Periódicos UFSC. A partir de 2012, a periodicidade de publicação passa a ser quadrimestral.

Com visibilidade crescente no país e no exterior, as diversas equipes editoriais que compuseram a revista estiveram à frente na adoção de práticas que pudessem contribuir para melhorar a qualidade da revista e o acesso à informação científica. Por esse motivo e especialmente após sua institucionalização, a equipe da EB ofereceu apoio editorial a diversos periódicos da UFSC, por meio do compartilhamento da gestão do Portal Periódicos UFSC. A partir de 2019, a EB dá início a diversos projetos de modernização da sua forma de publicação, adotando a publicação contínua de artigos, investindo na publicação de pareceres e de dados de pesquisa, entre outras iniciativas. Em novembro de 2019, passa a indexar os artigos no Emerging Sources Citation Index (ESCI) da Web of Science, propriedade da Clarivate Analytics, antiga Thomson Reuters, base de dados de relevância científica mundial.