Histórico

Breve Histórico

Encontros Bibli (EB) foi criada no âmbito do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e teve seu primeiro número publicado em maio de 1996. Desde a criação da revista pelo Prof. Dr. Francisco Chagas de Souza, diversos professores formaram parte do Conselho Editorial, composto por professores tanto do Departamento de Ciência da Informação da UFSC (CIN), quanto de outras universidades que se responsabilizaram pelo projeto.

De acordo com Souza (2008, p. 145), idealizador e realizador do projeto, "[...] a ideia inicial era a de que se trataria de um periódico voltado para a abordagem das questões relativas à educação bibliotecária”. Entretanto, o periódico científico, enquanto principal meio formal de comunicação no âmbito da pesquisa, teve seu desenvolvimento alavancado na mesma medida em que as áreas de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação (CI) ganharam espaço no Brasil.

Com manuscritos publicados em meio eletrônico desde a primeira edição, é possível perceber as mudanças de foco das temáticas dos números do periódico Encontros Bibli ao longo da sua história. Na década 1990, como previa a proposta inicial da EB, são recorrentes as publicações sobre formação profissional em Biblioteconomia e CI, incluindo currículo, ensino de temáticas vinculadas a disciplinas, criação e reconhecimento de cursos no país e no exterior. A partir de 2000, ocorre ampliação e consolidação da perspectiva científica das publicações, com aumento significativo da quantidade de artigos por edição e estudos de temáticas diversas, incluindo, além de CI e Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e áreas correlatas.

Desde o ano de 2003, o periódico passou a ser gerido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN/UFSC) da mesma universidade. Promovendo a construção e disseminação do conhecimento e incentivando e apoiando de forma estratégica e operacional o desenvolvimento do periódico Encontros Bibli.

Com periodicidade semestral desde seu lançamento, em 2007 a EB migra de uma página web local para o sistema Open Journal Systems, contribuindo para seu processo de institucionalização na UFSC em 2008, que ocorreu com o lançamento do Portal de Periódicos UFSC. A partir de 2012, a periodicidade de publicação passa a ser quadrimestral.

Com visibilidade crescente no país e no exterior, as diversas equipes editoriais que compuseram a revista estiveram à frente na adoção de práticas que pudessem contribuir para melhorar a qualidade da revista e o acesso à informação científica. Por esse motivo, e especialmente após sua institucionalização, a equipe da EB ofereceu apoio editorial a diversos periódicos da UFSC, por meio do compartilhamento da gestão do Portal Periódicos UFSC.

A partir de 2019, a EB dá início a diversos projetos de modernização da sua forma de publicação, adotando o fluxo de trabalho de publicação contínua de artigos, investindo na publicação de pareceres e de dados de pesquisa, buscando sempre um alinhamento com as boas práticas nacionais e internacionais, no que se refere às iniciativas e movimentos da Ciência Aberta.

Em novembro de 2019, passa a indexar seus artigos no Emerging Sources Citation Index (ESCI) da Web of Science, propriedade da Clarivate Analytics, antiga Thomson Reuters, base de dados de relevância científica mundial. No mesmo ano, o periódico EB foi incluído na Redalyc, base de dados bibliográfica e de uma biblioteca digital de revistas de Acesso Aberto, suportado pela Universidade Autónoma do Estado do México.

No ano de 2021, Encontros Bibli passa a ser indexada pela SciVerse Scopus, banco de dados de resumos e citações de artigos para jornais/revistas acadêmicos. Abrange cerca de 19,5 mil títulos de mais de 5.000 editoras internacionais, incluindo a cobertura de 16.500 revistas peer-reviewed nos campos científico, técnico e de ciências médicas e sociais.