Diretrizes para autores

ASPECTOS GERAIS

Encontros Bibli publica trabalhos no campo da Ciência da Informação - biblioteconomia, documentação, arquivologia, museologia e gestão da informação - e áreas correlatas resultantes de pesquisas científicas, ensaios de caráter teórico e estudos de caso. 

Os trabalhos devem ser originais e inéditos, e apresentar uma contribuição para a comunidade científica. A Encontros Bibli não aceita submissões de revisão de literatura, análise da produção científica e estudos de usuários. Só serão considerados trabalhos que apresentem contribuições substanciais ao desenvolvimento da ciência. 

Não são aceitos manuscritos já apresentados em outros periódicos ou na íntegra a eventos científicos. Apenas serão aceitas aquelas comunicações não tinham sido apresentadas na íntegra, como os “short papers” ou resumos, sempre que os trabalhos sejam reelaborados, ampliados e que as modificações sejam significativas pois entende-se que este último texto será inédito em relação ao primeiro, assim passível de ser aceito para avaliação. Neste caso, deve-se informar a revista, durante o processo de submissão, a qual evento houve a apresentação de uma versão prévia. Nos casos de artigos derivados de monografias, deve-se informar o PPG e a banca a qual foi apresentada.

Os trabalhos submetidos na Encontros Bibli não poderão ser e/ou estar submetidos a nenhuma outra revista durante o processo editorial. 

Os textos poderão ser apresentados em língua portuguesa, espanhola, inglesa ou francesa.
O tempo médio entre o recebimento e a aprovação do manuscrito é de aproximadamente 120 dias.
O tempo médio entre o recebimento e a confirmação de publicação é de aproximadamente 150 dias.

Em conformidade com o movimento da Ciência Aberta, a publicação apoia o uso de servidores preprints e aceita manuscritos depositados previamente em servidores confiáveis como o SciELO Preprints: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/user/register

A Revista apoia o uso de repositórios para depósito que visam a preservação, disseminação e reutilização de dados como o SciELO Data: https://data.scielo.org/.

Em ambos os casos, deve-se informar a revista, durante o processo de submissão, sobre o depósito de preprint e/ou dos dados em repositório. 

SOBRE A SUBMISSÃO

Todos os manuscritos devem ser submetidos através da plataforma da revista https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/submission/wizard

Os documentos elaborados no Microsoft Word, devem ter a identificação do autor removidas das propriedades do documento, Saiba como fazer isso aqui.

Caso a publicação ser oriunda de uma dissertação ou tese, estar publicada em alguma plataforma de Preprints, ou formar parte dos resultados de um projeto de pesquisa, os autores deverão informar deste fato, no documento Notas da Obra, assim como, declarar: 

  • título, autor, universidade e ano da publicação (para trabalhos oriundos de teses ou dissertações);
  • nome do repositório e a referência completa do artigo. (para trabalhos publicados previamente em plataformas preprints)
  • título do projeto, coordenador(es), grupo de pesquisa, universidade e centro e/ou departamento e/ou faculdade.

No momento da Submissão, devem ser encaminhados os seguintes documentos:

  • O manuscrito a ser avaliado (arquivo completo incluindo folha de rosto, resumo, abstract, texto, referências e ilustrações em formato Doc, Docx, Open Office ou RTF);
  • As ilustrações (em arquivos separados e editáveis, nos formatos BMP, TIFF, JPEG, JPG, PNG, SVG e AVIF);
  • Os documentos exigidos pela revista, devidamente preenchidos e assinados:
    1. Notas da Obra (Template)
    2. Declaração de Certificado de tradução (caso se aplique); 
    3. Cópia de aprovação do Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (caso se aplique): Tendo como base a Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016, que dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Todos os manuscritos que realizam recrutamento de participantes e coleta de dados envolvendo seres humanos em pesquisas, devem ser acompanhados de cópia de aprovação do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa;
    4. Documento que ateste a permissão para o uso de ilustrações (tabelas, fotos, gráficos e outros) (caso se aplique).

Todos os autores relacionados no manuscrito devem assinar os documentos. Só serão permitidas assinaturas escaneadas e/ou eletrônicas, a fim de evitar qualquer tipo de fraude. Toda a documentação deve ser entregue em formato PDF.

O manuscrito deverá seguir os modelos disponibilizados pela revista, conforme categoría abaixo:

  • Artigo (template): Texto resultante de pesquisa (bibliográfica, documental, experimental...) concluída, destacando a fundamentação teórico-metodológica, procedimentos empregados na pesquisa e resultados alcançados. 
  • Ensaio (template): Texto resultante de reflexão teórica que aprofunda um tema ou nova abordagem de um tema importante para o debate acadêmico na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação.
  • Estudos de Caso (template):Texto resultante da apresentação de uma experiência profissional, baseada no estudo de casos concretos e com comentários de interesse para o exercício da atividade profissional da área. 
  • Artigo de Dados (template): Um artigo de dados é um documento de metadados pesquisável, que descreve um determinado conjunto de dados ou um grupo de conjuntos de dados, publicado na forma de um artigo revisado por pares em um periódico acadêmico. Permite e incentiva o compartilhamento de dados e materiais de pesquisa.

Na modalidade Artigo de Dados, os dados ou conjuntos de dados encaminhados ou disponibilizados devem ser: dados brutos, dados primários ou não processados, que estejam sendo descritos através de tabelas, gráficos ou figuras no artigo.

É muito importante destacar que, no Artigo de Dados não devem ser incluídos de forma alguma, interpretações, históricos ou conclusões.


AUTORIA

A indicação de autoria em um artigo científico, seguirá o disposto no Guia para autores da COPE (inglês), se deve apenas àqueles que:

  1. contribuem intelectual, direta e substancialmente na concepção da pesquisa/artigo (aquisição, análise ou interpretação dos dados apresentados);
  2. participam na construção das versões preliminares ou revisão crítica do conteúdo do artigo;
  3. responsabilizam-se pela autoria a fim de garantir exatidão e integridade do artigo.

A participação dos autores deverá ser informada no formato declarado no documento Notas da Obra

Nome Nome do Meio Sobrenome
Maior titulação acadêmica
Universidade, Departamento, Cidade, País
email@email.br  
https://orcid.org/0000-0000-0000-0000

O crédito de autoria deverá ser baseado em contribuições substanciais, tais como (a) Concepção e elaboração do manuscrito, (b) Coleta e Análise de dados, (c) Discussão dos resultados, (d) Revisão e aprovação final do artigo. Caso a contribuição dos autores não se enquadre nos critérios acima, a menção a eles deve ser incluída nos agradecimentos no documento Notas da Obra. 

Os papéis que descrevem a contribuição específica de cada colaborador para a produção acadêmica seguirão o proposto CRediT (Contributor Roles Taxonomy), no formato a seguir: Iniciais dos primeiros nomes acrescidas com o último Sobrenome, exemplo.

Concepção e elaboração do manuscrito: L. S. Sobrenome, J. T. Sobrenome, A. P. Sobrenome 
Coleta de dados: L. S. Sobrenome, J. T. Sobrenome, A. P. Sobrenome
Análise de dados: L. S. Sobrenome, J. T. Sobrenome
Discussão dos resultados: J. T. Sobrenome
Revisão e aprovação: A. P. Sobrenome

A Revista Encontros Bibli não publicará mais do que 1 (um) artigo do mesmo autor por ano (volume) para evitar a endogenia. 


METADADOS NO SISTEMA DE SUBMISSÃO

  • Os autores devem preencher os metadados no sistema da revista zelando pela completude dos dados de todos os autores, incluindo o ORCID. As publicações podem sofrer atrassos e até serem arquivadas, caso os metadados estejam incompletos.

Todos os autores devem possuir e informar o número do registro ORCID® O cadastro é gratuito disponível em: https://orcid.org/. A revista recomenda fortemente que todos os autores e coautores tenham seus currículos atualizados na Plataforma Lattes, para submissão de artigos, no caso de autores estrangeiros, informar o link da plataforma com seu currículo.

  • Ao preencher os metadados, os autores devem colocar o título do trabalho com a primeira letra em maiúscula e o restante em minúscula.
  • O resumo deve ter a mesma estrutura que no trabalho.
  • Objetivo
  • Métodos
  • Resultados
  • Conclusão


PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Encontros Bibli adota em seu processo editorial a avaliação duplo-cego anônima (double-blind peer review).

Do aceite da submissão

Os manuscritos são pré-avaliados pelos Editores que terão em consideração: originalidade, contribuição, pertinência, vigência temática, estrutura geral e cumprimento das políticas editoriais. Caso contrário os autores serão notificados num prazo de 15 dias com a rejeição e arquivamento do artigo.

Se obtiver uma avaliação positiva o manuscrito aprovado será encaminhado para dois pareceristas externos à Encontros bibli, aos quais caberá, num prazo de até 30 dias, a análise, aprovação (com ou sem modificações) ou recusa do mesmo. Quando for preciso os editores poderão solicitar a participação de mais avaliadores. 

O Editor responsável pelo processo de avaliação do manuscrito notificará ao autor da “Aceitação sem alterações”, “Aceitação com pequenos ajustes”, “Correções obrigatórias” (e nova rodada de análise de pareceristas) ou “Rejeição”. Em quaisquer dos casos serão encaminhados os pareceres da avaliação.

No caso de “Aceitação com pequenos ajustes” ou “Correções obrigatórias”, o autor terá um prazo de 30 (trinta) dias para encaminhar à Encontros Bibli o manuscrito revisto e acompanhado de documento esclarecendo os pontos modificados e recomendações dos avaliadores (acatadas ou não e a justificativa). O Editor responsável pelo processo de avaliação do manuscrito encaminhará o texto com as modificações para os pareceristas avaliadores, os que verificarão se o texto revisado atendeu ou não às exigências dos pareceres, e informar se o texto pode ser aceito, rejeitado ou ainda precisa de modificações.

No caso de na avaliação final o manuscrito ser “rejeitado”, o autor será notificado e a submissão arquivada.

Quando houver a necessidade de alterações referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e de ordem normativa, com vistas a manter a homogeneidade da publicação, os editores se reservam o direito de fazer as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor. Nos demais casos, o autor reformulará o texto conforme o solicitado pela revista.

Os editores se reservam o direito a rejeitar aquelas obras que tenham um conteúdo significativamente similar (plágio) com outras em qualquer parte do processo onde se identifique.

Os manuscritos aceitos retornarão aos autores para aprovação de alterações, no processo de editoração de texto e normalização, de acordo com o estilo da Revista. Os pareceres emitidos pelos avaliadores serão publicados junto ao manuscrito.


PREPARAÇÃO DO MANUSCRITO

A Revista Encontros Bibli disponibiliza o seguinte template para:

Redija o manuscrito utilizando as regras gramaticais do idioma no qual o trabalho foi redigido. Utilize preferencialmente a seguinte estrutura para compor o corpo do artigo: introdução, revisão de literatura, procedimentos metodológicos ou metodologia, resultados, análise, conclusões, referências e anexos (somente se aplicável).

O manuscrito deve usar o formato A4, com coluna simples, com no mínimo 12 e no máximo 25 páginas, incluindo a lista de referências. Não alterar a paginação. Palavras estrangeiras devem estar em itálico. O tamanho das margens deve ser: inferior 3cm – demais 2cm. 

O título do artigo deve ser conciso, evitando excesso de palavras, em português e inglês, usando fonte Arial black, tamanho 16, cor preta, tudo em letras maiúsculas e em negrito. O título e subtítulo (se houver) devem ser separados por 02 (dois) pontos (:). Título: fonte Arial black, tamanho 16, cor preta, alinhado à esquerda sem hifenização. O título em inglês usar fonte 10 e em negrito.

O espaçamento do corpo do texto deve ser de 1,5 entre linhas; sem espaçamento entre parágrafos; com recuo de 1,25cm no início de cada parágrafo. A fonte do corpo do texto deve ser Arial, tamanho 12, com alinhamento justificado. Utilize o recurso estilo do Word para padronizar o texto, nota de rodapé, títulos, etc.. As notas de rodapé, serão somente utilizadas para a indicação da fonte (autoria) e conteúdo das figuras e tabelas, legendas, fonte Arial, tamanho 11.

Os arquivos devem ter o formato Doc, Docx, Open Office ou RTF.

  • Página Inicial
  1. Título completo em português: deverá ser conciso e evitar palavras desnecessárias e/ou redundantes, sem abreviaturas.
  2. Título completo em inglês, compatível com o título em português.
  3. Resumo em português: O resumo é uma vitrine para os leitores, é a partir dele que os pesquisadores tomam a decisão de lê-lo ou incluí-lo em suas investigações. Siga a estrutura Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusão.
  4. As palavras-chave: tente sintetizar sua pesquisa em 5 palavras que representam seu estudo. Evite mini frases e palavras compostas, exceto quando são significativas. Recomenda-se utilizar tesauros terminológicos: 
  5. O abstract deverá ser compatível com o texto do resumo em português, seguindo as mesmas normas, acompanhado da Keyword correspondente da palavra-chave selecionada.
  • Estrutura do Texto
  1. Introdução: demonstre a validade do objetivo do estudo. Dê ao leitor informações necessárias para que ele entenda o objetivo e a importância do estudo (VOLPATO, 2007). 
  2. Procedimentos Metodológicos: declare de forma sucinta e clara os métodos utilizados, assim como as ferramentas, técnicas de pesquisa e procedimentos adotados. 

Obs: se a pesquisa fez coleta de dados envolvendo seres humanos, mencionar na seção metodológica a aprovação por parte do Comitê de Ética em pesquisa, e anexar o documento, junto ao manuscrito.

  1. Resultados: descreva-os de maneira concisa e objetiva, obedecendo uma sequência lógica, fazendo uso de texto, figuras e tabelas. Os resultados devem dar destaque às evidências necessárias para responder a cada questão de pesquisa ou hipótese investigada.
  2. Discussão: descreva, com poucas palavras, os achados e descobertas mais importantes revelados durante a pesquisa, inclua comentários sobre o significado dos resultados, a comparação com outros achados de pesquisas e a posição do autor sobre o assunto.
  3. Conclusão: apresente de forma breve e sintetizada as conclusões e considerações para todos as questões debatidas ao longo do texto que foi discutido ao longo do desenvolvimento do texto, e indica formas de continuidade do estudo. Não incluir nesta seção, citações bibliográficas.


CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

  • Das Citações

Devem ser feitas com base nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. As citações devem ser feitas utilizando o sistema autor/data com base na NBR 10520/2002

As citações diretas (literais) curtas, de até 3 (três) linhas, devem estar apresentadas entre aspas, no corpo do texto, sem destaque em itálico (ou qualquer outro destaque), seguidas da autoria entre parênteses (SOBRENOME do autor, ano, página (com espaço entre o ponto e o número da página). 

Exemplo: “Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.” (ABNT, 2003, p. 2). 

Caso a identificação do autor seja feita no “corpo do texto”, usa-se, por exemplo: Para Barros e Lehfeld (2000, p. 107), “as citações ou transcrições de documentos bibliográficos servem para fortalecer e apoiar a tese do pesquisador ou para documentar sua interpretação.” 

As citações diretas (literais) longas, com mais de 3 (três) linhas devem estar em parágrafo destacado do texto, com 4cm de recuo à esquerda, alinhamento justificado, em espaço simples entre linhas, com espaçamento antes e depois 6, fonte Arial, tamanho 11, sem aspas, sem itálico (ou qualquer outro destaque), seguida da autoria entre parênteses: (SOBRENOME do autor, ano, página com espaço entre o ponto e o número), com ponto final depois dos parênteses. 

Exemplo:

A língua, então, não é mais apenas o lugar onde os indivíduos se encontram; ela impõe também, a esse encontro, formas bem determinadas. Não é mais somente uma condição da vida social, mas um modo de vida social. Ela perde sua inocência. Deixar-se-á, portanto, de definir a língua, à moda de Saussure, como um código, isto é, como um instrumento de comunicação. Mas ela será considerada como um jogo, ou melhor, como o estabelecimento das regras de um jogo, e de um jogo que se confunde amplamente com a existência cotidiana (DUCROT, 1977, p. 12).

Já a citação indireta é uma paráfrase, elaborada a partir da ideia ou da opinião de um autor, em uma obra que foi consultada. Nesse caso, identifica-se somente o sobrenome do autor e o ano de publicação da obra, usando a mesma fonte do corpo do texto (fonte Arial, tamanho 12). Não é necessário colocar o número da página.

Exemplos:

(a) No corpo do texto: somente a primeira letra do sobrenome do(s) autor(es) em maiúscula, com o ano entre parênteses; sem colocar o número de página. 

- Na opinião de Souza e Faria (2000) [...].

- De maneira semelhante, Lopes (2008) [...].

(b) Ao final da citação: sobrenome do(s) autor(es) em letras maiúsculas.

... (SOUZA; FARIA, 2000).

... (LOPES, 2008).

  • Das Referências 

Devem ser feitas com base nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. As referências devem utilizar a NBR 6023/2018, e devem ser organizadas em ordem alfabética. Nas referências com mais de um autor, mencionar todos os autores que participaram na construção da obra, não será aceito o uso do (et al.). Recomenda-se fortemente que mais do 60% das referências tenham sido publicadas nos últimos 5 anos. Garantir a inclusão do DOI das publicações sempre que estiver disponível.

O manuscrito não será publicado até que forneça a citação apropriada para dados e materiais seguindo as diretrizes para autores da revista

Exemplos 

  • Livros e Capítulos de Livros

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (org.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

  • Livros e Capítulos de Livros em suporte eletrônico 

BAVARESCO, Agemir; BARBOSA, Evandro; ETCHEVERRY, Katia Martin (org.). Projetos de filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. E-book. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/projetosdefilosofia.pdf. Acesso em: 21 ago. 2011.

OLIVEIRA, H. P. C. DE; VIDOTTI, S. A. B. G.; BENTES, V. Arquitetura da informação. In: OLIVEIRA, H. P. C. DE; VIDOTTI, S. A. B. G.; BENTES, V.. Arquitetura da informação pervasiva. São Paulo: UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. p. 43-74. Disponível em: http://static.scielo.org/scielobooks/6cn9c/pdf/oliveira-9788579836671.pdf. Acesso em: 13 ago 2020

  • Tese e Dissertações

AGUIAR, André Andrade de. Avaliação da microbiota bucal em pacientes sob uso crônico de penicilina e benzatina. 2009. Tese (Doutorado em Cardiologia) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

NASCIMENTO, Mateus Rebouças. Indicadores de produção intelectual na Ciência da Informação: perspectivas para o Sistema de Avaliação da Capes. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234795. Acesso em: 28 maio 2022.

  • Periódicos Científicos

BENNETTON, M. J. Terapia ocupacional e reabilitação psicossocial: uma relação pos sível. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 4, n. 3, p. 11-16, mar. 1993.

DIAS, Karcia Lúcia Oliveira; OLIVEIRA, Maria Juvenal Freire de; ALBUQUERQUE, Baltar Carneiro de. Da Xilogravura na matriz à digital. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 1–21, 2022. DOI: 10.5007/1518-2924.2022.e87170. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/87170. Acesso em: 7 dez. 2022.

  • Publicação em Revista

INGIZZA, Carolina; ANGRELA, Lucas; GUILHERME, Guilherme. O fantástico mercado dos games. Revista Exame, São Paulo, 13 ago. 2020. Disponível em: https://exame.com/revista-exame/o-fantastico-mercado-dos-games/. Acesso em: 22 ago. 2020.

PETRY, André. Certezas sem base. Veja, São Paulo, ed. 2416, ano 48, nº 10, p.58-59, 11 mar. 2015

  • Artigo de Jornal 

ONDA de frio: reviravolta traz vento e forte chance de neve. Zero Hora, Porto Alegre, ano 47, n. 16.414, p. 2, 12 ago. 2010.

AMENDOLA, Gilberto. OMS inclui uma síndrome de burnout na lista de doenças. Estadão, São Paulo, 28 mai. 2019. Disponível em: https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,oms-inclui-a-sindrome-de-burnout-na-lista-de-doencas,70002845142. Acesso em: 22 ago. 2020.

  • Conjunto de dados ou DATASET

Jan Velterop; Erik Schultes. An Academic Publishers’ GO FAIR Implementation Network (APIN). SciELO Data, V1, 2021. https://doi.org/10.48331/scielodata.9CT6WT, 

PEREIRA, Eduardo. Analise de co-citação em redes sociais do Brasil., OSF [dataset] versão dez. 2021. https://doi.org/10.5281/0123-45620227707 

PEREIRA, EANES; BARROS FILHO, MAURO; SIMOES, MATHEUS; BEZERRA NETO, JOSÉ AUGUSTO. Data for: Automatic Detection of Deprived Urban Areas Using Google Earth™ Images of Cities from the Brazilian Semi-arid Region. SciELO Data, V1, 2022. https://doi.org/10.48331/scielodata.MAEYDV, 

  • Eventos e Anais

SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE A JUVENTUDE BRASILEIRA, 4., 2010. Belo Horizonte, MG. Anais [...]. Belo Horizonte: PUC Minas, 2011.

CONGRESSO BRASILEIRO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, 4., 2004, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Fundação Boticário de Proteção à Natureza, 2004. 224 p. 

OYADOMARI, A. T. et al. Efeitos da terapia por laser de baixa potência no processo de reparo de defeitos ósseos preenchidos pelo osso bovino Bio-Oss® associados ao novo selante heterólogo de fibrina. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 25., 2017, Bauru. Resumos [...]. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2017.

  • Trabalhos de eventos publicados em revistas

ALMEIDA, M. T. et al. Avaliação do professor realizada pelo aluno: impacto nas práticas docentes: impacto nas práticas docentes. Rev. Bras. Educ. Méd., Rio de Janeiro, v. 35, n. 4, p. 141-142, set./dez. 2011. ​supl. 1. Trabalho apresentado no 49° Congresso Brasileiro de Educação Médica, Belo Horizonte, 2011.

AZENHA, F. S. P; FERRARI, D. V.. Acceptable noise level (ANL): results with different stimuli. J Appl Oral Sci, Bauru, v. 24, p. 219, 2016. ​Special Issue. Trabalho apresentado no 23° Congresso Fonoaudiológico de Bauru “Profa. Dra. Adréa Cintra Lopes, Bauru, 2016.

  • Evento no todo em periódico

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA LITERATURA, 6., 2005, Porto Alegre. Anais [...]. Cadernos do Centro de Pesquisas Literárias da PUCRS. Porto Alegre: Ed. PUCRS, v. 12, n. 1, 2006.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA LITERATURA, 6., 2005, Porto Alegre. Anais [...]. Cadernos do Centro de Pesquisas Literárias da PUCRS. Porto Alegre: Ed. PUCRS, v. 12, n. 1, 2006. Tema: Literatura: memória e história.

CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA, 41.; ENCONTRO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS, AROMÁTICAS E CONDIMENTARES, 1., 2001, Brasília, DF. Apresentação, artigos, palestras, instruções.... Horticultura Brasileira. Brasília, DF: Sociedade de Olericultura do Brasil, v. 19, n. 2, jul. 2001. Suplemento. Tema: Dos orgânicos aos transgênicos.

  • Norma Técnica

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. ABNT NBR ISO 12836: odontologia: dispositivos para sistemas CAD/CAM para restaurações dentárias indiretas: métodos de ensaio para avaliação de exatidão. Rio de Janeiro: ABNT, 2017. 14 p.

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. ABNT NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 97 p.

  • Patentes

LEHNEN, Romeu. Salto com mecanismo amortecedor. Depositante: Custódio de Almeida & Cia. MU 8803472-0 Y1. Depósito: 09 set. 2008. Concessão: 21 maio 2019.

GALEMBECK, Fernando; SOUZA, Maria de Fátima Brito. Process to obtain an Intercalated or exfoliated polyester with clay hybrid nanocomposite material. Depositante: Universidade Estadual de Campinas; Rhodia Ster S/A. WO2005/030850 A1, Depósito: 1 Oct. 2003, Concessão: 7 Apr. 2005. Disponível em: http://www.iprvillage.Info/portal/servlet/DIIDirect?CC=WO&PN=2005030850&DT=A1&SrcAut. Acesso em: 27 ago. 2010.

  • Legislação

MINAS GERAIS. Lei n.869, de 5 de julho de 1952. Dispõe sobre o estatuto dos funcionários públicos civis do Estado de Minas Gerais. Minas Gerais, Belo Horizonte, 6 jul. 1952.

BRASIL. Decreto n. 1.799, de 30 de janeiro de 1996. Regulamenta a Lei n. 5.433, de 8 de maio de 1968, que regula a Microfilmagem de documentos oficiais, e dá outras providências. Diário Oficial, Brasília, DF, 31 jan. 1996.

BRASIL. Lei nº 7.766, de 11 de maio de 1989. Dispõe sobre o ouro, ativo financeiro, e sobre seu tratamento tributário. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L7766.htm. Acesso em: 22 ago. 2020.

  • Jurisprudência

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Súmula n° 333. Cabe mandado de segurança contra ato praticado em licitação promovida por sociedade de economia mista ou empresa pública. Brasília, DF: Superior Tribunal de Justiça, [2007]. Disponível em: http://www.stj.jus.br/SCON/sumanot/toc.jsp?&b=TEMA&p=true&t =&l=10&i=340#TIT333TEMA0. Acesso em: 24 ago 2020.

  • Ato Administrativo

CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE (Rio de Janeiro). Deliberação nº 05/CES/SES, de 6 de junho de 1997. Aprova o Regimento Interno do Conselho Estadual de Saúde. Diário Oficial [do] Estado do Rio de Janeiro: parte 1: Poder Executivo, Niterói, ano 23, n. 139, p. 29-31, 30 jul. 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Ofício circular 017/MEC. Brasília, DF: Ministério da Educação, 26 jan. 2006. Assunto: FUNDEB. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Fundebef/ofsmeincl.pdf. Acesso em: 26 ago. 2020.

  • Constituição

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 25 ago. 2020.

RIO GRANDE DO SUL. [Constituição (1989)]. Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. 4. ed. atual. Porto Alegre: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, 1995.

PARAÍBA. [Constituição (1989)]. Constituição do Estado da Paraíba. Organizado por Francisco Carneiro. João Pessoa: Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, [2015]. Disponível em: http://www.al.pb.leg.br/wp-content/uploads/2017/02/Constitui%C3%A7%C3%A3o-Esta dual-Atualizada-at%C3%A9-a-Emenda-40-de-2015.pdf. Acesso em: 29 out. 2020.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Emenda constitucional nº 9, de 9 de novembro de 1995. Dá nova redação ao art. 177 da Constituição Federal, alterando e inserindo parágrafos. Lex: legislação federal e marginalia, São Paulo, v. 59, p. 1966, out./dez. 1995

  • Sites

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plataforma Sucupira. Brasília, DF: CAPES, c2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/index. xhtml. Acesso em: 29 out. 2020.

LAYUB. Via Carreira. Página Inicial. [S.l.]. LAYUB, c2020. Disponível em: https://viacarreira.com/. Acesso em: 29 out. 2020

  • Bases de Dados

BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. LILACS. São Paulo: BIREME, 2019. Base de dados. Disponível em: http://lilacs.bvsalud.org. Acesso em: 29 out. 2020.

COCHRANE. Cochrane Library. St Albans House: Wiley, c2019. Disponível em: https://www. cochranelibrary.com. Acesso em: 6 fev. 2019. Base de dados.

  • Artigos em blogs

PACKER, A. L. et al. SciELO pós 20 anos: o futuro continua aberto.In: SCIELO - Scientific Electronic Library Online. SciELO em Perspectiva. São Paulo, 19 dez. 2018. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2018/12/19/scielo-pos-20-anos-o-futuro-continua-aberto/#. XDYD31xKiUk. Acesso em: 9 jan. 2019.

SCIELO - Scientific Electronic Library Online. Preprints são um problema? Cinco formas de melhorar a qualidade e credibilidade dos preprints. In: SCIELO - Scientific Electronic Library Online. SciELO em Perspectiva. São Paulo, 15 out. 2020. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2020/10/15/preprints-sao-um-problema-cinco-formas-de-melhorar-a-qualidade-e-credibilidade-dos-preprints/#.X5rMoFNKjfZ. Acesso em: 29 out. 2020.

  • Redes Sociais

OLIVEIRA, José P. M. Repositório digital da UFRGS é destaque em ranking internacional. Maceió, 19 ago. 2011. Twitter: @biblioufal. Disponível em: http://twitter.com/#!/biblioufal. Acesso em: 20 ago. 2011.

MENA-CHALCO, J. As práticas de publicação estão condicionadas pelas políticas de avaliação? [...]. São Paulo, 31 out. 2018. Twitter: @jmenac. Disponível em: https://twitter.com/ jmenac/status/1057660006634536961. Acesso em: 6 jan. 2019.

NASA - NATIONAL AERONAUTICS AND SPACE ADMINISTRATION. Twas the night before launch! The U.S. will soon have two of the most advanced weather satellites ever, operating in tandem. [...]. [S.l.]. 1 mar. 2018. Instagram: @nasa. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Bfw_zcynDfl/?taken-by=nasa. Acesso em: 29 out. 2020.

  • E-mails

SIBi – Sistema Integrado de Bibliotecas. Portal de Revistas da USP tem novo design. Destinatário: Rede de bibliotecas do SIBi.. São Paulo: 18 mar. 2020. 1 mensagem eletrônica.

NEVES, Bianca. Relatório de desempenho. Destinatário: Nila Maria. São Paulo: 18 mar. 2020. 1 mensagem eletrônica.

  • Correspondências 

FERREIRA, Paulo. [Correspondência]. Destinatário: José Clóvis Ferreira. Ribeirão Preto, 6 jun. 1996. 1 carta.

LISPECTOR, Clarice. [Carta enviada para suas irmãs]. Destinatário: Elisa e Tânia Lispector. Lisboa, 4 ago. 1944. 1 carta. Disponível em: http://www.claricelispector.com.br/manuscrito_minhasqueridas.aspx. Acesso em: 4 set. 2010.

  • Software 

GORB: Gerador Online de Referências Bibliográficas. versão 1.0 Marília: LAYUB, 2020. 1 software de internet. Disponível em: http:/gorb.viacarreira.com. Acesso em: 29 out. 2020.

GRAND Theft Auto: San Andreas. 5nd. Edimburgo: Rockstar North, 2004. 1 jogo eletrônico.

SPOTIFY. Versão 1.1.31.703. Estocolmo: Spotify AB, 2020. 1 aplicativo de streaming.

  • Audiovisuais
    • Fotografia

SASSE, Arthur. Einstein mostrando a língua. 1951. 1 fotografia.

FRANK, Chris. Big and Bigger. 2017. 1 fotografia. 1024 × 683 pixels. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/chrisnaton/34880385211/. Acesso em: 8 ago. 2020.

STRUCK, Mathieu. Carnaval de Curitiba. 22 mar. 2020. 1 fotografia . Disponível em: https://www.instagram.com/p/B84-YG0lw4Q/. Acesso em: 30 out. 2020.

  • Filmes

CENTRAL do Brasil. Direção: Walter Salles Júnior. Produção: Martire de ClermontTonnerre e Arthur Cohn. Intérpretes: Fernanda Montenegro, Marilia Pera, Vinicius de Oliveira, Sônia Lira, Othon Bastos, Matheus Nachtergaele et al. Roteiro: Marcos Bernstein, João Emanuel Carneiro e Walter Salles Júnior. [S. l.]: Le Studio Canal; Riofilme; MACT Productions, 1998. 5 rolos de filme (106 min), son., color., 35 mm.

  • Séries

LOST (Temporada 1, ep. 5). Criadores: Jeffrey Lieber; J. J. Abrams; Damon Lindelof. Produtores: Sarah Caplan et al. Hawaii: Produtora ABC Network, 2004. 1 DVD (45 min.), son., color.

HOUSE of cards (primeira temporada). Criação Beau Willimon. Produtores: David Fincher; Kevin Spacey; Eric Roth. S.l.: Media Rights Capital; Panic Pictures, 2013. 13 episódios, son., col. Série exibida pela Netflix. Acesso em: 24 jul. 2019.

  • Vídeos de Internet

UM MANIFESTO 2.0 do bibliotecário. Mash up por Laura Cohen. Tradução: Maria José Vicentini Jorente. [S. l.: s. n.], 2007. 1 vídeo (4 min). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?vYj1p0A8DMrE. Acesso em: 12 maio 2010.

O QUE É PLÁGIO acadêmico e quais são suas consequências. Produção: Gabriel José. Reportagem: Gabriel José, Ludmilla Cabral. [S.l.]: TV UFMG, 2018. Publicado pelo canal TV UFMG em 11 abr. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jj9elw6MSw0. Acesso em: 29 out. 2020.

  • Podcast

EPISÓDIO 2: O Julgamento. [Locução de]: Branca Vianna. Entrevistados: Jacqueline Pitanguy; Hildete Pereira de Melo; Artur Xexéo et al. Rio de Janeiro: Rádio Novelo, 19 set. 2020. Podcast. (Série Praia dos Ossos). Disponível em: https://www.radionovelo.com.br/praiadosossos/. Acesso em: 29 out. 2020.

DRAGÕES de garagem #137: vó Maria: vacinas e escolhas #semanadavacina. [Locução de]: Barbara Paes. [S.l.]: Dragões de Garagem, 14 ago. 2018. Podcast. Disponívem em: http:// dragoesdegaragem.com/podcast/dragoes-de-garagem-137-vo-maria-vacinas-e-escolhassemanadavacina/. Acesso em: 9 jan. 2019.

  • Áudiolivro

GOMES, Laurentino. 1822. Na voz de Pedro Bial. [S. l.]: Plugme, 2011. 1 audiolivro (CD-ROM).

BAUM, L. F. The wonderful land of Oz. Ledor: Roy Trumbull. [S. l.]: Project Gutenberg, 2005. 1 audiolivro (CD-ROM), extensão MP3 (4 MB)

LOBATO, Monteiro. Narizinho Arrebitado. Na voz de Paola Molinari, Clayton Heringer, Juscelino Filho. [S.l.]: Tocalivros Studios, 2020. 1 audiolivro (online). Disponível em: https://www.tocalivros.com/audiolivro/narizinho-arrebitado-monteiro-lobato-paola-molinari-clayton-heringer-j-tocalivros-studios. Acesso em: 30 out. 2020.

  • Música

PROCISSÃO. Intérprete: Gilberto Gil. Compositor: Gilberto Gil. In: EM CONCERTO. Intérprete: Gilberto Gil. Rio de Janeiro: Geleia Geral, 1987. 1 disco vinil, lado A, faixa 2, (2m).

TE ENSINEI certin. Intérprete: Ludmilla. Compositores: Umberto Tavares Oliveira e Jefferson Júnior. In: HELLO Mundo (Ao vivo). Intérprete: Ludmilla. Rio de Janeiro: Warner Music, 2019. Streaming de música Spotify, faixa 2 (4 min). Disponível em: https://open.spotify.com/album/3VDQ3Oa1bICtnbII8HowVw. Acesso em: 31 out. 2020.

THE NINE symphonies. Compositor: Ludwig van Beethoven. Orquestra: Wiener Philharmoniker. Regente: Leonard Bernstein. Soprano: Gwyneth Jones. Contralto: Hanna Schwarz. Tenor: René Kollo. Baixo: Kurt Moll. Coro: Konzertvereinigung Wiener Staatsopernchor. Hamburg: Deutsche Gramophon, 1980. 5 CD.


POLÍTICA DE DEPÓSITO DE DADOS

Os dados são os registros científicos que validam os resultados da pesquisa. Dados de pesquisa variam de acordo com a área de conhecimento e abrangem: documentos textuais, planilhas, estatísticas, cadernos de laboratório, cadernos de campo, diários, questionários, transcrições, arquivos de áudio, vídeo, fotografias, metodologias, fluxos de trabalho, relatórios parciais e outros materiais elaborados e/ou coletados durante o desenvolvimento da pesquisa. Apoiados nos princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable e Reusable [Achável, Acessível, Interoperável, Reutilizável]).

A Revista Encontros Bibli orienta que os dados da pesquisa, assim como códigos sejam compartilhados e publicados em um repositório confiável, por isso, recomendamos fortemente que os dados sejam depositados no Scielo Data após a aprovação dos manuscritos e que o Guia de depósito de dados de pesquisa seja consultado para tal finalidade.

Caso os dados estejam hospedados em um repositório público, deve ser indicado no artigo, Nome do repositório, Número de identificação de dados, URL direto aos dados e DOI dos mesmos.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Segundo o estabelece a LEI Nº 13.709, DE 14 DE AGOSTO DE 2018, Lei Geral de Proteção de Dados LGPD, nos seus Art 3° e Art 23°.


DIREITOS AUTORAIS

Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar para toda a comunidade.

Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 CC BY.  


Qualquer usuário tem direito de:

  • Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
  • Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

De acordo com os seguintes termos:

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.

Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.


CONFLITO DE INTERESSE

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. 

  • Autores: Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo utilizando o campo apropriado disponível no template notas da obra que será enviado como documento suplementar do artigo, e também no campo correspondente do sistema durante o processo de submissão.
  • Avaliadores ad hoc: Caso identificado conflito de interesse da parte dos avaliadores, o Comitê Editorial encaminhará o manuscrito a outro avaliador ad hoc.


PLÁGIO

A prática editorial e a relação do editor com autores e avaliadores estão amparadas no Guia para editores do Committee on Publication Ethics (COPE).

Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Encontros Bibli terá tolerância zero com casos envolvendo plágio, para isso, os manuscritos submetidos passaram por um processo de identificação de plágio e autoplágio após o processo de revisão por pares, fazendo uso da ferramenta de detecção de similaridade de caracteres Ithenticate.

Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretará no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.


DIVULGAÇÃO

A Revista Encontros Bibli divulga as publicações no Youtube, Instagram e Facebook, e recomenda aos autores divulgarem os artigos em suas redes sociais pessoais e institucionais.

Youtube
Instagram 
Facebook