Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os autores reconhecem que na sua obra não há plágios, fabricação de pesquisa, nem falsificação ou manipulação de dados.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. No caso do manuscrito ser oriundo de evento científico, os autores tem a obrigação de informar o evento (nome e link do site) onde foi apresentada a comunicação no processo de submissão do artigo no campo “comentários ao editor” do sistema. Se o artigo já foi avaliado (e rejeitado) em outra revista, o autor reconhece ter seguido os pareceres recebidos e as sugestões de melhora.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Doc, Docx, OpenOffice ou RTF. Para a padronização do manuscrito, utilizou-se o template da revista OU apresentou-se apenas o resumo, citações, referênciascom fonte do corpo do texto Arial, tamanho 12, com alinhamento justificado e espaçamento de 1,5 entre linhas, conforme diretrizes para autores.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo, do texto e da opção propriedades no Word (ou no software utilizado), garantindo desta forma o critério de sigilo da revista conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.
  • O template notas da obra está devidamente preenchido com a assinatura digitalizada de todos os autores do manuscrito.
  • Adicionou pelo menos um potencial revisor do seu artigo ou de artigos de temáticas similares em “comentários ao editor”, informando o nome, instituição, país e e-mail. Por favor, não coloquem colegas de trabalho nem coautores em outras obras. 
  • Todos os coautores concordam que esta é a versão final do documento assim como na sua submissão para avaliação e possível publicação nesta revista.
  • Os Dados disponibilizados na modalidade de artigo de dados estão disponíveis e de fácil acesso.

Diretrizes para Autores

Aspectos Gerais

Encontros Bibli publica artigos sobre Ciência da Informação e áreas correlatas resultantes de pesquisas científicas, ensaios de caráter teórico fundamentados em revisão de literatura e estudos de caso. Todos eles, preferencialmente, com pelo menos um dos autores com título de doutor.

Os trabalhos devem ser originais e inéditos, e apresentar uma contribuição para a comunidade científica.

Não são aceitos artigos já apresentados em outros periódicos ou na íntegra a eventos científicos. Apenas serão aceitas aquelas comunicações não apresentadas na íntegra, como os “short papers” ou resumos, sempre que os trabalhos sejam reelaborados, ampliados e que as modificações sejam significativas pois entende-se que este último texto será inédito em relação ao primeiro, assim passível de ser aceito para avaliação.

Os textos poderão ser apresentados em língua portuguesa, espanhola, inglesa ou francesa.

Os trabalhos submetidos na Encontros Bibli não poderão ser/estar submetidos em nenhuma outra revista durante o processo editorial.

O tempo médio de resposta desde a aceitação do original até a confirmação de publicação é de aproximadamente 120 dias.

Citações e referências

Devem ser feitas com base nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. As citações devem ser feitas utilizando o sistema autor/data com base na NBR 10520/2002 e as referências devem utilizar a NBR 6023/2018.

Formatação e extensão

  • Os autores devem submeter o artigo, artigo de dados, ensaio ou estudo de caso com o mínimo de 8 páginas e um máximo de 20 páginas. 
  • Durante o processo de submissão é obrigatório o uso do template da revista (isso poderá ser feito após a aprovação). O documento deve apenas apresentar conforme o template: o resumo, citações e referências, fonte do corpo do texto Arial, tamanho 12, com alinhamento justificado e espaçamento de 1,5 entre linhas.
  • Os arquivos devem ter o formato Doc, Docx, Open Office ou RTF.
  • No caso do Artigo de Dados, o conjunto de dados pode ser disponibilizado de duas formas:
    • Encaminhando junto ao artigo, o arquivo compactado em formato .zip, contendo os dados da pesquisa, que devem estar no seu estado mais bruto tendo como principais formatos (CVS, JSON, XML, ODS, RDF, etc).
    • Os dados podem estar hospedados em um repositório público, pelo que deve ser indicado no artigo de dados, Nome do repositório, Número de identificação de dados e URL direto aos dados.
  • Certifique-se que o documento não tenha nenhum comentário ou dado que possa identificar aos autores no manuscrito.
Templates
 
Clique no tipo de trabalho para fazer o download do respectivo template:

Notas da Obra

  • A Encontros Bibli adota o template de Notas da Obra com todos os dados de autoria e informações pertinentes ao manuscrito. É obrigatório a submissão desse template como documento suplementar. 

Metadados no sistema de submissão

  • Os autores devem preencher os metadados no sistema da revista zelando pela completude dos dados de todos os autores, incluindo o ORCID.
  • Ao preencher os metadados, os autores devem colocar o título do trabalho com a primeira letra em maiúscula e o restante em minúscula.
  • O resumo deve ter a mesma estrutura que no trabalho.

Sobre Artigo de Dados

Na modalidade Artigo de Dados, os dados o conjuntos de dados encaminhados ou disponibilizados devem ser: dados brutos, dados primários ou não processados, que estejam sendo descritos através de tabelas, gráficos ou figuras no artigo.

Os dados brutos devem ser encaminhados como um arquivo suplementar em formato .zip, para serem hospedados em um repositório de dados. A Revista Encontros Bibli utiliza como repositório o ZENODO.

É muito importante destacar que, no Artigo de Dados não devem ser incluídos de forma alguma, interpretações, históricos ou conclusões.

Artigo

Texto resultante de pesquisa (bibliográfica, documental, experimental...) concluída, destacando a fundamentação teórico-metodológica, procedimentos empregados na pesquisa e resultados alcançados.

Ensaio

Texto resultante de reflexão teórica que aprofunda um tema ou nova abordagem de um tema importante para o debate acadêmico na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Estudos de Caso

Texto resultante da apresentação de uma experiência profissional, baseada no estudo de casos concretos e com comentários de interesse para o exercício da atividade profissional da área. 

Artigo de Dados

Um artigo de dados é um documento de metadados pesquisável, que descreve um determinado conjunto de dados ou um grupo de conjuntos de dados, publicado na forma de um artigo revisado por pares em um periódico acadêmico.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.