Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os artigos e demais trabalhos publicados em Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, passam a ser propriedade da revista. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e data dessa publicação.

Os originais de artigos e ensaios submetidos à revista são encaminhados para a apreciação de três pareceristas integrantes do Conselho Editorial, Comissão Editorial ou consultores “ad hoc”. As Resenhas submetidas ao Editor são encaminhadas à apreciação de dois pareceristas. Neste processo, os originais são lidos inicialmente pelo Editor que, se considerar estarem de acordo com a política editorial geral, os remeterá para os pareceristas.

Os originais poderão ser: - Aceitos na íntegra, sem restrições; - Aceitos na íntegra, com algumas alterações; ou, - Rejeitados. Quando houver a necessidade de alterações referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e de ordem normativa, com vistas a manter a homogeneidade da publicação, a Comissão Editorial se dá o direito de fazer as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor. Nos demais casos, o autor reformulará o texto conforme o que for solicitado pela Comissão.

Encontros Bibli não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos nela publicados, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

Dimensões do texto

Os textos a serem apresentados poderão ter a forma e dimensões que permitam ser inseridos nas seguintes seções de Encontros Bibli:

a - Artigo - Texto resultante de pesquisa (bibliográfica, documental, experimental...), preferencialmente concluída, destacando a fudamentação teórico-metodológica, procedimentos empregados na pesquisa e resultados alcançados - máximo 15 laudas.

b - Ensaio - Texto resultante de reflexão teórica que aprofunda um tema ou nova abordagem de um tema importante para o debate acadêmico na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação - máximo 20 laudas.

c - Resenhas - Texto que apresente uma apreciação crítica de livros recém-editados nos campos de Biblioteconomia e Ciência da Informação - máximo 06 laudas.

Normas Editoriais de Encontros Bibli

A Comissão Editorial de Encontros Bibli estabelece as seguintes normas editoriais para a recepção de originais de artigos, ensaios e resenhas:

1. Os textos poderão ser apresentados em língua portuguesa, espanhola, inglesa ou francesa.

2. Os textos em língua portuguesa deverão ser redigidos conforme a norma de apresentação de artigos da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – NBR 6022 de maio de 2003. Para os artigos nas demais línguas deverão ser utilizadas as normas ISO equivalentes (com a exclusão da informação de autoria).

3. Os textos deverão ser remetidos através da plataforma SEER.

4. Os textos deverão ser digitados com a seguinte configuração: espaço simples, corpo 12, tipo Times News Roman, formato de papel = A4, sem marcações de parágrafo e  deverão estar formatados em .doc ou .rtf. Deve ser deixado espaço interlinear branco entre o título e sua versão para a língua inglesa; e entre todos os títulos de seção e o texto, bem como entre os parágrafos do texto (As seções do documento deverão estar de acordo com a norma NBR 6024).

5. A primeira lauda deve conter: o título do texto e sua versão para a língua inglesa.

6. Na segunda lauda, o cabeçalho deverá conter: - O título em português ou em espanhol ou francês, quando for o caso, e em inglês, expressando, de forma clara, a idéia do trabalho; - As palavras-chave que melhor representem o assunto do artigo em português ou em espanhol ou francês, quando for o caso, e em inglês, separadas por "ponto e vírgula". Sugere-se a utilização de três a cinco termos; - Um resumo informativo em português ou em espanhol ou francês, quando for o caso, redigido de acordo com a NBR 6028 ou norma ISO equivalente e um abstract em inglês, ambos contendo em torno de 100 palavras.

7. As citações no corpo do texto deverão ser redigidas de acordo com a NBR 10520 ou norma ISO equivalente.

8. As referências bibliográficas deverão ser redigidas de acordo com a NBR 6023 ou norma ISO equivalente.

9. O uso de notas, citações, gráficos, tabelas, figuras, quadros, fotografias etc, deve ser limitado ao mínimo indispensável;

10. Recomenda-se incluir o(s) nome(s) da(s) pessoa(s) que de alguma maneira auxiliaram seja na coleta de dados, nas ilustrações, ou mesmo na utilização de laboratórios mencionando "AGRADECIMENTOS" antes das Referências.

11. Os originais não deverão ser paginados;

12. Os pareceres referentes aos originais serão encaminhados aos autores no prazo máximo de cento e vinte dias, a contar da data de recebimento, por meio de comunicação eletrônica.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Os autores reconhecem que na sua obra não há plágios, fabricação de pesquisa, nem falsificação ou manipulação de dados.
  2. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".

  3. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB). Não aceitamos em HTML.

  4. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.

  5. O texto está em espaço simples; corpo 12, tipo Times News Roman, formato de papel = A4, entre 10 e 20 páginas, sendo  artigos com até 15 páginas e ensaios com até 20 páginas, sem marcações de parágrafo; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.

  6. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

  7. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, quando for submetido para avaliação por pares, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.

 

Declaração de Direito Autoral

Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.

O autor debe garantir:

  • que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
  • que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidos.

Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação reserva-se o direito de usar software ou otros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.

Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Encontros Bibli para a publicação dos originais baixo uma licença CC, conservando assim os direitos morais sobre as mesmas.

Creative Commons License

Os conteúdos de Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by

Segundo a licença você tem direito de:

- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.

De acordo com os termos seguintes:

- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.