O ensino da análise de assunto a partir das abordagens cognitiva, contextual e lógica: um experimento didático com jogo pedagógico Arca de Noé

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2026.e107446

Palavras-chave:

Análise de assunto, Ensino, Jogos pedagógicos, Representação temática, Objetos digitais de aprendizagem

Resumo

Objetivo: A análise de assunto, por seu caráter interpretativo e contextual, impõe desafios ao seu ensino na formação em Biblioteconomia. Este estudo investigou a eficácia de um jogo pedagógico — “Arca de Noé: Análise de Assunto e Categorização” — como recurso didático para desenvolver competências analíticas em estudantes de graduação. Método: A pesquisa, de natureza qualitativa, envolveu três etapas: revisão narrativa da literatura, elaboração do jogo como objeto de aprendizagem e aplicação prática com 30 estudantes, cujos dados foram analisados a partir de observação participante, registros de aula e questionários..

Resultado: Os resultados apontaram avanços nas dimensões cognitiva, semântica, lógica e contextual da análise temática, com destaque para o raciocínio inferencial, a precisão na categorização e a adaptação às demandas informacionais. Constatou-se, ainda, elevado engajamento discente e fortalecimento da aprendizagem ativa.

Conclusões: Concluiu-se que o uso de jogos, fundamentados em metodologias ativas e teoricamente embasados, contribui significativamente para qualificar o ensino da representação temática da informação

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Biografia do Autor

Gercina Ângela de Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, na ECI/UFMG. Pós-doutora em Estudos sobre metodologias para o processo de indexação de documentos textuais, pelo Departamento de Biblioteconomia y Documentación, Faculdad de Humanidades, Comunicación y Documentación, Universidad Carlos III, Madrid, Espanha, e pela Escola de Artes e Comunicação da USP. Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação PPGCI-ECI/UFMG. Mestre em Science in Library Service - Clark Atlanta University. Bibliotecária pela Escola de Biblioteconomia da UFMG. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - (PQ) Nível 1D. Bolsista do Programa Pesquisador Mineiro-PPM XII-2018 da FAPEMIG. Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Gestão Organização do Conhecimento-PPGGOC/ECI/UFMG. Coordenadora do Grupo de Pesquisa MHTX - Modelagem Conceitual para Organização e Representação da Informação Hipertextual, registrado no CNPq desde 2004. Presidente Fundadora da Brazil Chapter of the Association for Information Science and Technology (Brazil-ASIST). Membro do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra; Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa RECRI (ECI/UFMG) e do Grupo de Pesquisa Estudos Ônticos e Ontológicos em Contextos Informacionais (UFF). Atualmente é Membro do Scientific Advisory Board da International da Society for Knowledge Organization ISKO (2016); parecerista do Knowledge Organization Journal (KO) da ISKO; membro do Colegiado de Biblioteconomia da UFMG; membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Graduação em Biblioteconomia da ECI/UFMG; e membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organização do ConhecimentoPPGGOC/ECI/UFMG. Coordenou o PPGCI/UFMG de agosto/2009 a setembro de 2012. Foi sub-Coordenadora do Curso Gestão e Arquitetura da Informação (GAI) do NITEG/ECI. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e Representação da Informação e do conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Teorias e técnicas para Representação, Organização e Recuperação da informação e do Conhecimento. Sistema de Organização do Conhecimento (SOC)/Vocabulários Controlados. Compatibilização de linguagens de Indexação. Linguística Documentária. Mapa Conceitual. Bibliotecas digitais. Web Semântica (modelos, padrões, protocolos e linguagens). Linked Open Data. Produção de hipertextos. Interfaces Indutivas. Topic Map (Mapa de Tópicos). Arquitetura da Informação. Automação de bibliotecas (projeto e avaliações de software). Cognição e sua aplicação na Organização e Representação da Informação e do Conhecimento, e nos processos de Recuperação da Informação. E-mail: glima@eci.ufmg.br ORCID.org/0000-0003-0735-3856

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Publicado

29-10-2025

Como Citar

LIMA, Gercina Ângela de. O ensino da análise de assunto a partir das abordagens cognitiva, contextual e lógica: um experimento didático com jogo pedagógico Arca de Noé. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia, arquivologia e ciência da informação, Florianópolis/SC, Brasil, v. 31, p. 1–22, 2025. DOI: 10.5007/1518-2924.2026.e107446. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/107446. Acesso em: 5 dez. 2025.