Minería de textos: la nueva generación de análisis de literatura científica en biología molecular y genómica
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2008v13n25p1Palavras-chave:
Minería de Texto, Bases de Datos Textuales, Bases de Datos Textuales, Procesamiento del Lenguaje Natural (PLN)Resumo
Una vez descifrado la secuencia del genoma humano, el paradigma de investigación ha cambiado dando paso a la descripción de las funciones de los genes y a futuros avances en la lucha contra enfermedades. Este nuevo contexto ha despertado el interés de la Bioinformática, que combina métodos de las Ciencias de la Vida con las Ciencias de la Información haciendo posible el acceso a la gran cantidad de información biológica almacenada en las bases de datos, y de la Genómica, dedicada al estudio de las interacciones de los genes y su influencia en el desarrollo de enfermedades. En este contexto, la minería de textos surge como un instrumento emergente para el análisis de la literatura científica. Una tarea habitual de la minería de textos en Biología Molecular y Genómica es el reconocimiento de entidades biológicas, tales como genes, proteínas y enfermedades. El paso siguiente en el proceso de minería lo constituye la identificación entre entidades biológicas, tales como el tipo de interacción entre gen-gen, gen-enfermedad, gen-proteína, para interpretar funciones biológicas, o formular hipótesis de investigación. El objetivo de este trabajo es examinar el auge y las limitaciones la nueva generación de herramientas de análisis de la información en lenguaje natural, almacenada en bases de datos bibliográficas, como PubMed o MEDLINE.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Carmen Gálvez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.