A oralidade e a escritura na literatura infantil: referencial teórico para a hora do conto

Autores

  • Clarice Fortkamp Caldin UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2002v7n13p25

Resumo

Aborda aspectos teóricos sobre a oralidade e a escritura. Apresenta um esboço histórico dos narradores de histórias e destaca seu papel social. Pressupõe o leitor como co-autor da obra literária. Valoriza os contos de fadas como catárticos e necessários ao desenvolvimento do psiquismo infantil. Mostra o compromisso com a verossimilhança e a visão crítica da brasilidade dos textos infantis contemporâneos. Sugere integração de bibliotecários e professores na Hora do Conto.

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Biografia do Autor

Clarice Fortkamp Caldin, UFSC - Florianópolis - SC

Professora Assistente 3 da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq"

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Publicado

2002-01-01

Como Citar

CALDIN, Clarice Fortkamp. A oralidade e a escritura na literatura infantil: referencial teórico para a hora do conto. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 25–38, 2002. DOI: 10.5007/1518-2924.2002v7n13p25. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2002v7n13p25. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos