Editorial, n. 13, 2002
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2002v7n13piResumo
EDITORIAL, n. 13, 2002 Os trabalhos publicados na Encontros Bibli vem testemunhando, ao longo do tempo, as transformações da área de Ciência da Informação. Os artigos da professora Gladys Ceretta Soria, da Escuela Universitária de Bibliotecología y Ciências Afines, da Universidad de la República de Montevideo e da professora Mara Eliane Fonseca Rodrigues do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense explicitam algumas destas transformações sob óticas diferentes. O trabalho de Ceretta Soria enfoca a relação entre bibliotecários e usuários nas bibliotecas universitárias, salientando a necessidade de fortalecer este vínculo. Esta reflexão vem enriquecer a troca de idéias em uma área da Biblioteconomia pouco explorada no Brasil. O artigo de Rodrigues traz uma reflexão sobre o ensino de Biblioteconomia em nosso país, apontando para a necessidade de implementar, nestes cursos, uma educação transformadora. Segundo a autora, esta transformação é possível através da interação ensino-pesquisa. Num momento em que os cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação brasileiros questionam o status quo, este artigo relata uma experiência de ensino interessante nesse sentido. Clarice Fortkamp Caldin, professora do Departamento de Ciência da Informação da UFSC, aborda a literatura infantil analisando o ponto de vista de diferentes autores. Mostra, além disso, que os textos infantis contemporâneos têm compromisso com a brasilidade e sugere a integração de bibliotecários e professores na Hora do Conto. Na seção dedicada as resenhas o livro de César Augusto Castro, História da Biblioteconomia Brasileira, resultado da sua tese de doutorado, é analisado por Rubén Urbizagástegui Alvarado, Bibliotecário Associado da Universidade da Califórnia. O livro de Gilberto Dupas, Ética e poder na sociedade da informação, é resenhado pelo professor Francisco das Chagas de Souza do Departamento de Ciência da Informação da UFSC. Miriam Vieira da Cunha Editora Disponibilizado na WWW em 09/05/2002. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianópolis, Brasil.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.