Profissional da Informação no limiar do século XXI: enfoque nos periódicos brasileiros em biblioteconomia e ciência da informação (1995/2002)

Autores

  • Maria Lourdes Blatt Ohira Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Noêmia Schoffen Prado UDESC
  • Luciana Schmidt UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2004v9n17p34

Palavras-chave:

Profissional da informação, Competência profissional, Periódicos científicos, Produção científica, Informations Workers, Professional Competence, Scientific Periodicals, Scientific Article Production.

Resumo

Apresenta como o tema Profissional da Informação foi abordado nos periódicos brasileiros de Biblioteconomia e Ciência da Informação publicados no período de 1995 a 2002. A avaliação da produção científica envolveu a análise dos seguintes aspectos: produtividade dos autores, tipo de autoria, média de citações por artigo, tipos de documentos citados, núcleo de periódicos mais citados. Os resultados revelaram que a Revista Transinformação publicou maior número de artigos sobre o tema. Os anos de 1996 e 2000 destacaram-se com maior produção no período. A autoria única prevalece com 73% da produção. Os autores utilizam nas citações os artigos de periódicos com 45%, seguido dos livros e/ou capítulos de livros, com uma média de 1 a 20 referências por artigo. A influência estrangeira aparece em 48% dos documentos citados. A Revista Ciência da Informação destaca-se como periódico brasileiro mais citado. Os resultados da pesquisa podem contribuir para a adequação dos currículos dos cursos de graduação em Biblioteconomia.

Biografia do Autor

Maria Lourdes Blatt Ohira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1976) , especialização em II Curso de Gestão Em Arquivos Públicos e Empresariais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997) . Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Informação , com ênfase em Arquivologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Produção técnico-científica, docência, FAED-UDESC.

Noêmia Schoffen Prado, UDESC

Professora do Curso de Biblioteconomia da UDESC

Luciana Schmidt, UDESC

Acadêmica do Curso de Biblioteconomia da UDESC. Bolsista do Programa de Iniciação Científica PROBIC/CNPq

Downloads

Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Artigo