Profissional da Informação no limiar do século XXI: enfoque nos periódicos brasileiros em biblioteconomia e ciência da informação (1995/2002)
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2004v9n17p34Palavras-chave:
Profissional da informação, Competência profissional, Periódicos científicos, Produção científicaResumo
Apresenta como o tema Profissional da Informação foi abordado nos periódicos brasileiros de Biblioteconomia e Ciência da Informação publicados no período de 1995 a 2002. A avaliação da produção científica envolveu a análise dos seguintes aspectos: produtividade dos autores, tipo de autoria, média de citações por artigo, tipos de documentos citados, núcleo de periódicos mais citados. Os resultados revelaram que a Revista Transinformação publicou maior número de artigos sobre o tema. Os anos de 1996 e 2000 destacaram-se com maior produção no período. A autoria única prevalece com 73% da produção. Os autores utilizam nas citações os artigos de periódicos com 45%, seguido dos livros e/ou capítulos de livros, com uma média de 1 a 20 referências por artigo. A influência estrangeira aparece em 48% dos documentos citados. A Revista Ciência da Informação destaca-se como periódico brasileiro mais citado. Os resultados da pesquisa podem contribuir para a adequação dos currículos dos cursos de graduação em Biblioteconomia.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2004 Maria Lourdes Blatt Ohira, Noêmia Schoffen Prado, Luciana Schmidt
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.