Editorial, n. 18, 2004

Autores

  • Editor Encontros Bibli

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2004v9n18pi

Resumo

EDITORIAL Encontros Bibli se expõe, em nova edição, trazendo como contribuição para os seus leitores oito artigos e uma resenha. Os oito artigos aqui publicados decorrem das recomendações positivas que foram enviadas ao Conselho Editorial pelos pareceristas que examinaram os originais a eles enviados para leitura. Parte desses pareceristas são integrantes da Comissão e Conselho Editorial e parte é formada por consultores ad hoc. Todos, gentilmente, cederam parte de seu precioso tempo para leitura e parecer sobre os originais de quinze artigos, de um número de dezesseis enviados para esta edição, pelos pesquisadores e profissionais, brasileiros e estrangeiros. Como é perceptível, há três blocos temáticos nesta edição. O primeiro discute, em dois artigos, o tema representações e organização da informação. O segundo bloco, em três artigos, discute o ambiente educacional como campo de práticas bibliotecárias. Note-se que o ambiente educacional é tratado nesses artigos sob a perspectiva da escolarização regular, especial e em situação de prática biblioterapêutica. O terceiro bloco também contém três artigos, dois dos quais mais relacionados à discussão profissionalista e de capacitação educacional para o exercício das profissões de informação e o último versando sobre a questão da inclusividade social no ambiente informacional marcado pelas recentes tecnologias de comunicação e informação. Para contribuir com a Comissão Editorial neste número, que recebeu essa quantidade e diversidade de colaborações, Encontros Bibli pode contar com a participação de vinte e quatro avaliadores, constituindo uma rede afinada e dinâmica. Alguns dos avaliadores receberam mais de um texto original para análise. Destacando, institucional e numericamente, para a elaboração deste fascículo tivemos a participação de pares acadêmicos das seguintes instituições: UFSC = 11, UFMG = 3, UDESC = 3, UEL = 2, UFC = 1, UFMA = 1, UFPB = 1, UNIVALI = 1 e USP = 1. Nesse sentido, isto é, de uma operação em rede, cada vez mais soa como adequado o nome Encontros Bibli como um espaço editorial periódico de encontro da produção e de produtores e avaliadores do conhecimento que se realiza em Ciência da Informação no Brasil e nos países de onde temos recebido colaborações, como nesta edição em que o primeiro artigo é oriundo de Grupo de Pesquisas sediado na Espanha. Esse esforço de produção e articulação tem, de outro lado, um importante fator de motivação que foi a classificação deste periódico, na última avaliação do QUALIS/CAPES, que o situou no mais alto nível de qualidade o “A”, no ambiente de circulação “Nacional”. Isso quer dizer, que a Comissão, o Conselho Editorial, os consultores ad hoc e os articulistas que vêm construindo o Encontros Bibli, assim como os demais colaboradores, estão de parabéns pelo alcance deste resultado. De outro lado, essa qualidade reconhecida, ao tempo em que mostra um impacto positivo deste veículo, aumenta mais ainda a responsabilidade daqueles que o constroem (editoria, consultoria e autoria) no sentido de fazer valer, cada vez mais, os critérios de análise e seleção dos originais. Quer dizer que não caberá em Encontros Bibli senão uma produção num patamar de qualidade crescente e com potencial de contribuir, progressivamente, com o melhor possível para fazer avançar a pesquisa e o conhecimento em Ciência da Informação. Com os melhores votos de boa leitura, subscreve-se Prof. Francisco das Chagas de Souza - Editor Departamento de Ciência da Informação Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Universidade Federal de Santa Catarina Brasil Disponibilizado na WWW em 03/09/2004. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianópolis, Brasil.

Biografia do Autor

Editor Encontros Bibli

Editor Geral da Encontros Bibli

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Publicado

2004-01-01

Como Citar

Encontros Bibli, E. (2004). Editorial, n. 18, 2004. Encontros Bibli: Revista eletrônica De Biblioteconomia E Ciência Da informação, 9(18), i. https://doi.org/10.5007/1518-2924.2004v9n18pi

Edição

Seção

Editorial