A contribuição da inteligência competitiva para o desenvolvimento de arranjos produtivos locais: caso Jaú-SP
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2004v9nesp1p27Palavras-chave:
Inteligência Competitiva, Arranjos Produtivos Locais, Gestão da InformaçãoResumo
O contexto econômico atual tem provocado a maior exposição das empresas brasileiras à concorrência internacional, impondo desafios e oportunidades. As pequenas e médias empresas brasileiras (PMEs), são as mais vulneráveis face a escassez de recursos e custos de produção, dentre outros aspectos. Os arranjos produtivos locais (APLs) ou clusters são importantes modos de organização da produção das PMEs. Esses modos de produção são considerados vitais na geração de emprego e renda para o país. As características desses arranjos que dimensionam a sua dinâmica e crescimento são temas relevantes de pesquisa em várias regiões e países, pela importância econômica e social, amplamente difundidos nos últimos anos por pesquisadores e entidades. O presente estudo aborda a contribuição da inteligência competitiva para o fortalecimento de APLs. Nesse contexto, a dinâmica de APLs e os seus gargalos tecnológicos e de gestão são identificados focalizando o segmento de calçados e couros de Jaú no Estado de São Paulo. Vários aspectos são abordados em relação à dinâmica desse arranjo produtivo local, através da sua análise comparativa com pólos internacionais, especialmente o italiano. Indicando sinais de uma estratégia típica de clusters industriais, explicitada pela sinergia obtida pela interatividade de troca de informações intra-cluster e o esforço em incrementar sua capacidade competitiva.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2004 Wanda A. M. Hoffmann, José A.R. Gregolin, Pedro C. Oprime
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.