A inteligência competitiva aplicada à comunicação e à arquitetura da marca de uma organização

Autores

  • Fernando L. C. Miquelino CPqD - Campinas - SP
  • Raimundo N. M. Santos PUC - Campinas - SP
  • Reginaldo C. Padovani CPqD - Campinas - SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2004v9nesp1p47

Palavras-chave:

Marca, Branding, Vantagem competitiva, Inteligência competitiva, Comunicação

Resumo

Este trabalho pretende demonstrar que a simples escolha de um posicionamento exclusivo qualquer não estabelece garantia de criação de uma vantagem competitiva sustentável para uma organização. Primeiramente, porque se não for compartilhada pela mesma, pode não ser exeqüível; segundo, em função da ameaça da imitação por parte da concorrência pela obviedade ou, em geral, pela baixa barreira de entrada. É preciso que o posicionamento esteja associado à forma distinta que a organização opera sua cadeia de valor inteira, considerando o jeito de ser e de fazer que cria sistemas, procedimentos, serviços, hábitos, ritos, etc. que são característicos e únicos, como se derivados de uma mesma identidade genética, de difícil imitação por terceiros que não partilhem da essência daquela organização. Esta essência deve ser refletida na marca da organização e de seus produtos, que encontra na comunicação construída via o processo de inteligência competitiva, a sua mais importante ferramenta.

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Biografia do Autor

Fernando L. C. Miquelino, CPqD - Campinas - SP

Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD)

Raimundo N. M. Santos, PUC - Campinas - SP

Professor na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC)

Reginaldo C. Padovani, CPqD - Campinas - SP

Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD)

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Publicado

2004-01-01

Como Citar

MIQUELINO, Fernando L. C.; SANTOS, Raimundo N. M.; PADOVANI, Reginaldo C. A inteligência competitiva aplicada à comunicação e à arquitetura da marca de uma organização. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 47–58, 2004. DOI: 10.5007/1518-2924.2004v9nesp1p47. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2004v9nesp1p47. Acesso em: 7 nov. 2024.