Arquivos, gestão de documentos e informação

Autores

  • Cynthia Roncaglio UFPR - Curitiba - PR
  • Décio Roberto Szvarça CITPAR - Paraná - PR
  • Silvana de Fátima Bojanoski CITPAR - Paraná - PR

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2004v9nesp2p1

Palavras-chave:

Arquivo, Gestão de documentos, Preservação de documentos, Informação, Archive, Management of documents, Preservation of documents, Information

Resumo

A gestão de documentos arquivísticos é um procedimento fundamental na vida de uma empresa pública ou privada. Para tomar decisões, recuperar a informação e preservar a memória institucional é preciso estabelecer um conjunto de práticas que garanta a organização e preservação dos arquivos. Este artigo aborda os principais aspectos, teóricos e práticos, que devem ser levados em consideração na implantação da gestão de documentos e os desafios que as instituições brasileiras, públicas ou privadas, ainda precisam enfrentar para gerenciar e preservar seus acervos documentais.

Biografia do Autor

Cynthia Roncaglio, UFPR - Curitiba - PR

Doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento – UFPR

Downloads

Publicado

2004-01-01