A temática do desenvolvimento sustentável em grupos de pesquisa

Autores

  • Maria Cristina Comunian Ferraz UFSCAR – São Carlos - SP
  • Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi UFSCAR – São Carlos - SP
  • Carlos Roberto Massao Hayashi UFSCAR – São Carlos - SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2006v11n21p49

Palavras-chave:

Desenvolvimento tecnológico sustentável, Interdisciplinaridade, Grupos de pesquisa

Resumo

A inovação tecnológica trouxe para o debate a questão do desenvolvimento tecnológico sustentável. O artigo apresenta um conjunto de reflexões teóricas sobre os temas ciência, tecnologia e desenvolvimento sustentável e aponta as contribuições da Ciência da Informação, enquanto ciência interdisciplinar, para a compreensão do desenvolvimento sustentável. Com base neste referencial foi realizada uma investigação, de natureza exploratória descritiva com abordagem quanti-qualitativa, tendo como objetivo principal identificar a presença da temática do desenvolvimento sustentável em grupos de pesquisa da UFSCar cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq. Os resultados apontaram que a temática do desenvolvimento sustentável está presente em onze grupos de pesquisa da UFSCar distribuídas em diferentes áreas de conhecimento. Comparando os dados obtidos com os grupos de pesquisa do país que participaram do Censo 2004 do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq verificou-se que há similaridade entre ambos os achados. De acordo com a literatura científica, confirma-se que a temática do desenvolvimento sustentável é interdisciplinar e que a produção de conhecimento dos grupos de pesquisa é fruto de saberes articulados entre várias áreas do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Comunian Ferraz, UFSCAR – São Carlos - SP

É Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos. .

Mais informações:Currículo Lattes - CNPq

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, UFSCAR – São Carlos - SP

Professora Adjunta Departamento de Ciência da Informação Universidade Federal de São Carlos

Carlos Roberto Massao Hayashi, UFSCAR – São Carlos - SP

Professor Assistente Departamento de Ciência da Informação Universidade Federal de São Carlos

Downloads

Publicado

2007-11-08

Como Citar

FERRAZ, Maria Cristina Comunian; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini; HAYASHI, Carlos Roberto Massao. A temática do desenvolvimento sustentável em grupos de pesquisa. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 49–68, 2007. DOI: 10.5007/1518-2924.2006v11n21p49. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2006v11n21p49. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.