Identificación de nombres personales por medio de sistemas de codificación fonética
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2006v11n22p105Palavras-chave:
Codificación fonética, Equiparación de nombres personales, Algoritmos de equiparación de nombreResumo
La necesidad de identificar las variantes de los nombres personales es un problema muy conocido en diversas aplicaciones, tales como los sistemas de recuperación de información (SRI), las bibliotecas digitales, las bases de datos de pacientes en un hospital, los sistemas de reservas aéreas, o los sistemas de censo. Los métodos de codificación fonética constituyen uno de los procedimientos para la solución de este problema, permitiendo obtener cadenas canónicas o normalizadas. Estos sistemas se engloban dentro de las técnicas generales de equiparación aproximada de cadenas. En este trabajo se realiza una revisión de los procesos que utilizan los sistemas Soundex, Daitch-Mokotoff Soundex, Phonix, Metaphone y NYSIIS para la asignación de claves fonéticas. La codificación fonética permite reducir a una forma común aquellos nombres personales que son similares en cuanto a su pronunciación, haciendo más sencilla la comparación de una cadena con otra, debido a que se almacena el código generado en lugar del nombre completo. Sin embargo, la principal limitación de estos sistemas es que son dependientes del lenguaje utilizado, lo que hace necesario la realización de modificaciones de acuerdo al idioma que se va a emplear.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Carmen Gálvez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.