Informação, memória e história: a instituição de um sistema de um sistema de informação na corte do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2006v11nesp1p15Palavras-chave:
Informação e memória, Sistema de informação, Imagens da clausura, Espaço prisionalResumo
A história da Ciência da Informação não se confunde com a Informação na História. É possível identificar as condições de formação dessa disciplina em diferentes instâncias e épocas que tornaram possível a passagem do que era ainda evanescente, para a consolidação de um conjunto de saberes que se instituem em determinada época, articulados às demandas sociais e políticas que legitimam seu nascimento. É o caso da informação na história do sistema prisional produzido na Corte do Rio de Janeiro. Quais são essas condições de possibilidade? Que elementos compõem esse cenário histórico, onde a informação produzida sobre prisioneiros constitui parte relevante das estratégias de poder? O presente trabalho tem por objetivo analisar dispositivos de controle e vigilância, desenvolvidos por um conjunto de instituições sobre os que romperam o pacto social, visando produzir sobre prisioneiros um saber e uma memória que constituem imagens da clausura, cujos fragmentos são hoje recuperados, analisados e resignificados à luz da memória social, um fato do presente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Icleia Thiesen
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.