Organização e representação de áreas do conhecimento em ciência e tecnologia: princípios de agregação em grandes áreas segundo diferentes contextos de produção e uso de informação

Autores

  • Rosali Fernandez de Souza IBICT – Brasília- DF

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2006v11nesp1p27

Palavras-chave:

Organização do Conhecimento, Representação da Informação, Classificações em Ciência e Tecnologia, Áreas do Conhecimento

Resumo

A Organização do Conhecimento é área tradicional de pesquisa e ensino em Ciência da Informação. Grande parte da literatura nesta área trata do processo, das atividades e dos instrumentos especialmente desenvolvidos no tratamento de documentos para armazenamento, disseminação, recuperação e uso em sistemas e serviços de informação. Os diferentes tipos e demandas de informação têm demonstrado a crescente diversidade em organização do conhecimento em outros contextos de aplicação. O presente trabalho é de natureza exploratória. Analisa exemplos de tabelas e esquemas de classificação em C&T com o objetivo de identificar agregações em nível de super-ordenação de áreas do conhecimento para diferentes necessidades de produção e uso de informação. Os instrumentos analisados foram: esquemas de classificação bibliográfica, tabelas de classificação de áreas do conhecimento para propósitos de comunicação em ciência, administração de programas de agências de fomento a para a produção de estatísticas nacionais. Apresenta também uma abordagem temática de classificação dos saberes no contexto da educação. Os resultados mostraram que há consenso na agregação de áreas em grandes áreas do conhecimento em C&T, embora ocorram diferenças no número e na ordem de apresentação das grandes áreas em função da natureza do objeto de representação, assim como da finalidade da organização do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosali Fernandez de Souza, IBICT – Brasília- DF

Pesquisadora Titular IBICT/MCT Professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, convênio IBICT-UFF

Downloads

Publicado

2006-07-14

Como Citar

SOUZA, Rosali Fernandez de. Organização e representação de áreas do conhecimento em ciência e tecnologia: princípios de agregação em grandes áreas segundo diferentes contextos de produção e uso de informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 27–41, 2006. DOI: 10.5007/1518-2924.2006v11nesp1p27. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2006v11nesp1p27. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.