Uso de fontes de informação para a inteligência competitiva: um estudo da influência do porte das empresas sobre o comportamento informacional

Autores

  • Ricardo Rodrigues Barbosa UFMG - Belo Horizonte - MG

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2006v11nesp1p91

Palavras-chave:

Inteligência competitiva, Fontes de informação, Comportamento informacional, Gestão da informação, Gestão do conhecimento

Resumo

O trabalho relata uma pesquisa sobre o uso e a avaliação de fontes de informação a respeito do ambiente organizacional externo em 53 empresas de pequeno porte e em 64 grandes empresas. Os resultados revelaram que, em comparação com profissionais de pequenas empresas, os profissionais que trabalham em empresas de grande porte lêem, com maior freqüência, jornais e revistas em papel. Da mesma forma, eles utilizam mais fontes documentais internas, como memorandos e circulares. O acesso a fontes pessoais internas (superiores e subordinados hierárquicos e colegas) também é maior junto aos profissionais de grandes empresas. Quanto ao grau de confiabilidade das fontes, os que trabalham em empresas de grande porte consideram mais confiáveis as fontes governamentais (na forma de publicações e de seus representantes) do que aqueles ligados a pequenas empresas.

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Biografia do Autor

Ricardo Rodrigues Barbosa, UFMG - Belo Horizonte - MG

Professor titular, Departamento de Teoria e Gestão da Informação Escola de Ciência da Informação, UFMG

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Publicado

2006-07-14

Como Citar

BARBOSA, Ricardo Rodrigues. Uso de fontes de informação para a inteligência competitiva: um estudo da influência do porte das empresas sobre o comportamento informacional. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 91–102, 2006. DOI: 10.5007/1518-2924.2006v11nesp1p91. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2006v11nesp1p91. Acesso em: 18 dez. 2024.