Editorial das organizadoras do VI ENANCIB
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2006v11nesp1piiResumo
EDITORIAL A história das idéias, em um determinado campo do conhecimento, se faz por meio de seus cientistas e de suas instituições. Ela torna visível a produção intelectual deste campo, construída por seus atores individuais e coletivos. Neste sentido, o ENANCIB é um elemento-chave neste processo de construção, o momento por excelência da disseminação do conhecimento nesta área. Ele permite a continuidade da história, o desenvolvimento da Ciência da Informação que se faz no Brasil e a coesão de sua comunidade. Por meio de debates, da troca de idéias e de experiências, promovem a construção da identidade deste campo científico, sua visibilidade, a delimitação de suas fronteiras e sua interrelação com outras áreas do conhecimento. O ENANCIB permite, além disso, a construção de novas parcerias científicas e a consolidação dos grupos de trabalho existentes. Este evento vem se estabelecendo, desde 1994, como fundamental para a consolidação e estruturação da área da Ciência da Informação brasileira, influenciando o desenvolvimento dos cursos de pós-graduação do país. Um campo se constrói somente se compreender as especificidades dos processos que atravessam o seu caminho. Em sua evolução, a Ciência da Informação, nos últimos 50 anos, tem se caracterizado pela diversidade de suas abordagens buscando definir a sua essência, por diferentes estudos e teorias. Nestes estudos, inúmeros aportes conceituais vêm sendo apresentados por diferentes pensadores por meio da visão particular de cada um deles. Na realidade, cada um adota uma forma distinta de observar, representar e explicitar a realidade com base na sua visão de mundo. Alguns autores enfatizam os aspectos comunicacionais da Ciência da Informação; outros destacam sua função social; outros, ainda, ressaltam sua forte ligação com as tecnologias. Este número da revista Encontros Bibli traz quatorze artigos apresentados no VI ENANCIB, realizado em Florianópolis de 28 a 30 de novembro de 2005, selecionados em cada Grupo de Trabalho como os mais significativos de sua área. Destacamos do conjunto dos artigos apresentados aspectos relacionados às novas abordagens e métodos de trabalho, ao deslocamento do enfoque dos espaços tradicionais para novos ambientes, ao uso intensivo das tecnologias e sua relação com o ambiente em que estão inseridas, às aplicações de pesquisa em contextos específicos como, por exemplo, as agências de fomento, as bibliotecas digitais, o meio empresarial e as redes sociais, entre outros. Florianópolis, fevereiro de 2006. Ligia Café Miriam Vieira da Cunha Presidente da Comissão Científica Presidente do VI ENANCIBDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.