La biblioteca universitaria como apoyo al aprendizaje en el espacio europeo de enseñanza superior
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2006v11nesp2p63Palavras-chave:
Bibliotecas Universitarias, Centro de Recursos para el Aprendizaje e Investigación, Alfabetización informativaResumo
La biblioteca universitaria se encuentra en un proceso de transformación ante el Espacio Europeo de Educación Superior (EEES). Este nuevo marco implica básicamente un cambio en el modelo de enseñanza, centrado en el aprendizaje y basado en una serie de competencias que convierten al estudiante en protagonista de su propio aprendizaje. Este cambio en el paradigma docente integra las Tecnologías de la Información y Comunicación (TICs), así como los planteamientos e-learning y la alfabetización digital, en los futuros modelos educativos. Para apoyar este cambio las bibliotecas universitarias deben adaptar sus espacios y servicios a las nuevas necesidades docentes, evolucionando a un Centro de Recursos para el Aprendizaje e Investigación (CRAI). En este trabajo se analizan los procesos de conversión de la biblioteca universitaria, y el nuevo papel de los bibliotecarios, ante las necesidades informativas que demanda la comunidad universitaria.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Javier López Gijón, Ana Pérez López, Carmen Gálvez, Concepción García Caro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.