Revista educação temática digital: aproximação entre educação e ciência da informação

Leilah Santiago Bufrem, Sônia Maria Breda, Tidra Viana Sorribas

Resumo


Análise do periódico Educação Temática Digital. Discorre sobre o histórico da revista desde a criação, em 1999, como Revista Online da Biblioteca Prof. Joel Martins. Examina o conteúdo temático dessa produção, enfatizando as aproximações entre a educação e a ciência da informação. Apresenta a distribuição dos 147 artigos por ano e por título da revista. Para discutir as tendências temáticas presentes nos artigos, realiza padronização dos termos da base de dados, com posterior reunião em grupos temáticos mais abrangentes e representativos de um espectro amplo de assuntos. Identifica como tema mais freqüente, entre o universo de descritores, a educação (incluindo-se os termos compostos como educação a distância, básica, colonial, cultural, entre outros) seguida de ensino (ensino a distância, ensino inclusivo etc.) e formação. Evidencia a contribuição da revista como expressão planejada de iniciativas editoriais interessadas nas questões da educação.

Palavras-chave


Educação Temática Digital; Comunicação Científica; Educação; Educação Temática Digital; Scientific report; Education; Information Science

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2007v12n23p195



Direitos autorais 2007 Leilah Santiago Bufrem, Sônia Maria Breda, Tidra Viana Sorribas

Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1518-2924.

Conteúdos do periódico licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 By  (mais informação)