Tecnologia da informação e serviços de referência eletrônicos: uma proposta de aplicação baseada em chatterbots e ontologias 10.5007/1518-2924.2007v12n23p47

Guilherme Ataíde Dias, Gustavo Henn, José Wendell de Morais Silva

Resumo


Discute os principais conceitos relacionados ao desenvolvimento de um sistema de referência eletrônico em unidades de informação através do uso da tecnologia de informação. Introduz o conceito de chatterbots, apresenta seus principais usos, gerações evolutivas e linguagens utilizadas na sua implementação. Conceitua ontologia de maneira geral e contextualiza seu significado na área da Ciência da Informação. Descreve a arquitetura do sistema DELPHOS, explicitando as etapas da construção da interface do usuário, processador AIML e bases de conhecimentos. Conclui sugerindo estudos futuros com o objetivo de avaliar as dinâmicas emergentes da interação dos usuários com o chatterbot e a possibilidade de construção de um perfil de usuário a partir das interações com o mesmo.

Palavras-chave


Serviços de referência; Chatterbots; Ontologias; Tecnologia da informação; Reference Services; Chatterbots; Ontologies; Information Technology

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2007v12n23p47



Direitos autorais 2007 Guilherme Ataíde Dias, Gustavo Henn, José Wendell de Morais Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1518-2924.

Conteúdos do periódico licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 By  (mais informação)