Leitura e metacognição: uma experiência em sala de aula

Dulce Amélia de Brito Neves

Resumo


Focaliza o ensino de estratégias metacognitivas de leitura no curso de Especialização em Gestão de Unidades de Informação, durante a primeira parte da disciplina “Representação do conhecimento e da informação”. O foco central está voltado para a relação entre cognição, metacognição, construção de conceitos e a representação da informação. Evidencia, ainda, a importância de uma permanente reconstrução de conhecimentos, saberes e atitudes, assinalando com a perspectiva da construção de caminhos possíveis para a formação dos profissionais da informação, de modo a incorporar as mudanças que poderão compor um novo perfil desse profissional.

Palavras-chave


Metacognição; Ensino; Leitura; Bibliotecário; Indexador; Metacognition; Teaching; Reading; Indexer

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2007v12n24p1



Direitos autorais 2007 Dulce Amélia de Brito Neves

Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1518-2924.

Conteúdos do periódico licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 By  (mais informação)