O bibliotecário como profissional da informação e as representações de suas competências profissionais e pessoais para atuar em bibliotecas

Autores

  • Renée Rosane Vaz Nina Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2008v13n25p105

Resumo

O objetivo do estudo foi conhecer as representações de competências socialmente construídas pelo profissional da informação – bibliotecário, inserido no cenário atual da explosão informacional, conseqüência das inovações tecnológicas e da globalização da informação. Essas representações foram coletadas junto aos profissionais atuantes nas bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), tendo por base teórica o construcionismo social tratado por Berger e Luckmann (1995), a Teoria das Representações Sociais apresentada por Moscovici (2004) e complementadas pela teoria do processo civilizador de Elias (1994). Metodologicamente, realizou-se a pesquisa em duas etapas. Na primeira, utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de informações para caracterização e destaque dos participantes da pesquisa. Na segunda, utilizou-se um roteiro para entrevistar os participantes e proceder à análise de discursos. Assim, empregou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) tratada por Lefèvre e Lefèvre (2003) e recomendações teóricas de Elias (1998). A análise de discurso, qualitativa e exploratória na coleta das manifestações e opiniões do bibliotecário, possibilitou apresentação do DSC individual de cada questão que por fim se mesclam para constituir o DSC único sobre as competências que o bibliotecário percebe e manifesta com propriedade. Como resultado ressaltou-se alguns fatores de competência neste DSC: a personalidade, o caráter e o amor à profissão; a união do conhecimento, valores e experiências; a criatividade, o comprometimento pessoal e o trabalho em equipe; a atualização continuada profissional e a adaptabilidade à realidade flutuante e ao seu papel social, entre tantas outras citadas.

Biografia do Autor

Renée Rosane Vaz Nina, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Bibliotecária/documentalista desde 1991 e profa. credenciada (2002-2004) na Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Técnicas de administração de bibliotecas, processamento e recuperação de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da informação, representações sociais, profissional da informação, competência, bibliotecários de universidades e gestão da informação e do conhecimento.

Downloads

Publicado

2008-04-30

Edição

Seção

Artigo