Seminário nacional de bibliotecas universitárias – SNBU (2000-2004): análise das citações

Autores

  • Maria Lourdes Blatt Ohira Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - SC
  • Masanao Ohira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2008v13n25p136

Palavras-chave:

Produção científica, Análise de citação, Eventos científicos, Seminário.

Resumo

Os eventos científicos são considerados meios eficientes de comunicação do conhecimento. Os estudos de avaliações científicas realizadas no Brasil constatam a representatividade desses canais para a divulgação da ciência. Diante dessa evidência, é objetivo desta pesquisa avaliar a contribuição do Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias - SNBU na produção e disseminação do conhecimento na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação. A pesquisa compreendeu duas etapas. A primeira envolveu a análise dos estudos de produção científica publicados na literatura e que foram realizados a partir da análise das comunicações apresentadas no Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias desde a sua primeira edição, para identificar as variáveis analisadas nestes estudos e a partir delas, conhecer o comportamento e especificidades dessa produção. Na segunda etapa foi realizada a análise das 5.403 referências citadas nas 429 comunicações apresentadas nos SNBUs de 2000, 2002 e 2004. Dentre os tipos de documentos citados, os livros/capítulos de livros aparecem em primeiro lugar com 34,3%, seguido dos artigos de periódicos como os mais citados, com maior percentual de publicações em português. Os Anais de eventos científicos, com 10,3% demonstram um crescimento de citações atribuído aos novos formatos de divulgação desse material a partir da utilização das tecnologias de informação e comunicação. Mesmo assim, é possível afirmar a pouca utilização dos Anais, hipótese desta investigação de que os eventos parecem ter mais representatividade na divulgação do que na sua própria utilização na construção/produção de novos conhecimentos.

Biografia do Autor

Maria Lourdes Blatt Ohira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - SC

Possui graduação em Biblioteconomia pela Udesc (1976) , especialização em II Curso de Gestão Em Arquivos Públicos e Empresar pela UFSC (2003) e mestrado em Ciência da Informação pela PUC - Campinas (1997) .

Masanao Ohira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - SC

Possui graduação em Estatística pela Unicamp (1977) e mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC (1990). Atualmente é - Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC e professor adjunto da UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Artigo