Contribuições da psicologia do pensamento e da cognição para os indexadores relacionais de Farradane

Autores

  • Maria Aparecida Lourenço Santana Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - MG
  • Eduardo José Wense Dias Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - MG
  • Mônica Erichen Nassif Borges Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - MG

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2008v13n25p36

Palavras-chave:

Cognição, Psicologia do pensamento, Estruturas do intelecto, Indexadores relacionais, Indexação.

Resumo

Natureza da ligação entre a psicologia do pensamento e a cognição no contexto da indexação relacional, de Farradane. As ciências cognitivas como campo disciplinar novo, originado no século XX, suscitou o desafio de compreender quando se deu a sua ligação com a psicologia do pensamento. O termo psicologia foi cunhado na era moderna, por isso, estudos anteriores usavam termos como organização ou orientação metódica do pensamento. Identifica a menção desse tema ainda na Grécia Antiga, a orientação metódica do pensamento era um recurso utilizado para obtenção mais segura de resultados, uma forma de reduzir a incerteza da busca. Na era moderna a psicologia foi vista como um ramo da filosofia, que estudava a mente e o comportamento. No século XIX, através do esforço persistente de alguns pesquisadores, a psicologia veio a constituir-se como campo disciplinar separado. Através de mais de um século de estudos a área contribuiu em muito para a compreensão de estruturas, processos, funções, processamento de nformações e representações mentais, dentre outros tópicos. No século XX suas descobertas se tornaram a base para a fundação das ciências cognitivas e posterior elaboração dos indexadores relacionais universais de Farradane.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Lourenço Santana, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - MG

Cursa doutorado (UFMG), com finalização prevista para 2008. É mestre em Ciência da Informação (UFMG) e Especialista em Gestão Estratégica da Informação.

Eduardo José Wense Dias, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - MG

Doutor em Information Science pela University of California (1987) . Atualmente é PROFESSOR TITULAR da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Informação , com ênfase em Biblioteconomia.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Mônica Erichen Nassif Borges, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - MG

Doutora em Ciência da Informação Professora da Escola de Ciência da Informação - UFMG.

Downloads

Publicado

2008-04-24

Edição

Seção

Artigo