Mediação e convergência em bibliotecas acadêmicas: saberes e práticas culturais

Autores

  • Leilah Santiago Bufrem Universidade Federal do Paraná (UFPR) - PR
  • Tidra Viana Sorribas Universidade Federal do Paraná (UFPR) - PR

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2008v13n25p68

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias, Mediação, Convergência, Redes de informação.

Resumo

Analisa as possibilidades de uma cultura informacional nas bibliotecas universitárias brasileiras para a construção de um ambiente propício à formação de saberes, estabelecendo cinco categorias relativas à problemática levantada: o contexto; os fenômenos da mediação e da convergência relacionados às bibliotecas acadêmicas; os sujeitos no processo; as relações de força e a articulação entre esses fatores. Conclui que as bibliotecas têm o poder de conjugar as práticas investigativas para a construção dos saberes, não apenas como integrantes da cultura universitária, mas como sujeitos de sua construção.

Biografia do Autor

Leilah Santiago Bufrem, Universidade Federal do Paraná (UFPR) - PR

É graduada e licenciada em Filosofia pela PUCP (1964), graduada em Biblioteconomia e Documentação pela UFPR (1963). Mestre em Educação pela UFPR (1981), doutora em Ciências da Comunicação pela USP (1991), pós-doutora pela Universidad Autónoma de Madrid (1995). Especialização em Ação Cultural pela USP (1987)

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Tidra Viana Sorribas, Universidade Federal do Paraná (UFPR) - PR

Graduação em Gestão da Informação, UFPR (2004) Graduação em Comunicação Social - Jornalismo UNIBRASIL. Atualmente é bolsista iniciação científica da UFPR.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Artigo