A ciência da informação no Brasil e sua frente de pesquisa: estudo cienciométrico sob a ótica da institucionalização da pesquisa científica (1995-2005)

Autores

  • Murilo Artur de Araújo Silveira Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC) - Campinas - Brasil
  • Rogério Eduardo Rodrigues Bazzi Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC) - Campinas - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2008v13n26p1

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Frente de Pesquisa, Cienciometria, Periódico Ciência da Informação, Estudos de Citação, Institucionalização da Pesquisa Científica.

Resumo

Identificação dos os principais personagens científicos ligados à Ciência da Informação brasileira, através do periódico Ciência da Informação. Tem como objetivo investigar a institucionalização social da Ciência da Informação com base nas citações realizadas nos artigos científicos do periódico Ciência da Informação, no período de 1995 a 2005. Utiliza o método cienciométrico, através da análise de citações e representações cartográficas. Os resultados são apresentados segundo os grupos de trabalho da ANCIB. Tece considerações sobre os resultados e sugere modificações nas indicações das citações.

Biografia do Autor

Murilo Artur de Araújo Silveira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC) - Campinas - Brasil

Possui Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), Mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2008), é membro do Grupo de Pesquisa SCIENTIA (UFSC) e pesquisador do Laboratório Líber (UFPE). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Comunicação Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: bibliometria, cienciometria, produção científica, periódicos científicos, indicadores científicos, estudos de citações e uso da informação.

Rogério Eduardo Rodrigues Bazzi, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC) - Campinas - Brasil

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004), Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (2000) e Graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994). Atualmente é Diretor da faculdade de Jornalismo, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação-Mestrado-, professor da pós-graduação e graduação na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É também editor da Revista TransInformação. Atua nas áreas da ciência da informação, jornalismo, comunicação e jornalismo regional. É avaliador do Ministério da Educação e parecerista Fapesp.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Artigo