Websites de unidades de informação como ferramentas de comunicação com seus próprios públicos

Autores

  • Sueli Angelica do Amaral Universidade de Brasília (UNB) - Brasília - Brasil
  • Tatiara Paranhos Guimarães UnB - Embaixada dos Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2008v13n26p147

Palavras-chave:

Unidades de informação, Bibliotecas, Websites, Comunicação

Resumo

Tem como objetivo discutir o uso de websites de unidades de informação como ferramentas de comunicação capazes de melhorar o relacionamento dessas organizações com os seus diversos públicos, levando em conta o potencial tecnológico e comunicacional da web. O estudo destaca que os gestores das unidades de informação devem se preocupar com os websites e torná-los capazes de desempenhar diversas funções, pois representam a unidade de informação na web. Ressalta que o uso do website como ferramenta de comunicação para o relacionamento com os diversos públicos pode ser analisado pelo seu desempenho da função de comunicação. Por meio dos websites, essa comunicação deve ocorrer em duas vias, tanto da unidade de informação em direção aos seus públicos, como desses públicos para a unidade de informação. São apresentados resultados obtidos em pesquisas com o uso de esquema classificatório das funções desempenhadas pelos websites de unidades de informação para verificar o  desempenho específico da função de comunicação. A maior parte dos resultados das pesquisas mostrou que o potencial da web não estava sendo explorado em sua totalidade e  evidenciou que a comunicação era realizada de forma assimétrica, pois os websites demonstraram o uso de comunicação desbalanceada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sueli Angelica do Amaral, Universidade de Brasília (UNB) - Brasília - Brasil

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1969), mestrado e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (1990 e 1998) . Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília, líder do Grupo de Pesquisa Marketing da Informação, membro de comitê editorial da Universidade Autonoma do Mexico, membro de comitê editorial da Universidade Nacional da Costa Rica, comitê editorial da revista Transinformação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, consultora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, consultor ad hoc / pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em gestão da informação e do conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, unidades de informação, websites, promoção e gerência.

Tatiara Paranhos Guimarães, UnB - Embaixada dos Estados Unidos

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (2000) e mestrado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2003). Atualmente é bibliotecária da Embaixada dos Estados Unidos e conselheira do Conselho Regional de Biblioteconomia 1ª Região. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, websites, estudo de usuários e fontes de informação e legislação norte-americana.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Como Citar

AMARAL, Sueli Angelica do; GUIMARÃES, Tatiara Paranhos. Websites de unidades de informação como ferramentas de comunicação com seus próprios públicos. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 147–161, 2008. DOI: 10.5007/1518-2924.2008v13n26p147. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2008v13n26p147. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos